Olimpíada de Tóquio: Quem são as seleções favoritas no vôlei feminino?
Brasil entra em campo no próximo domingo pelos Jogos Olímpicos
Mesmo tendo a abertura realizada apenas dia 23, sexta-feira, muitas competições já começaram a rolar, como é o caso do futebol, tanto o masculino, como o feminino. Na Olimpíada de Tóquio, o vôlei feminino brasileiro tem data para estrear: próximo domingo, 25, às 9h45, horário de Brasília.
São 12 equipes divididas em dois grupos, cada uma com seis seleções que começam a busca pelo ouro olímpico. Em janeiro de 2020, todos os times que iriam disputar a competição já estavam definidos. Vale lembrar que a Olimpíada era para ter acontecido ano passado, mas, por conta da pandemia de coronavírus, foi adiada para 2021.
Depois disso, não houve torneio entre as seleções, até a Liga das Nações 2021, que acabou no mês passado, junho, na Itália. Os Estados Unidos foi o campeão e, dos 17 jogos, perdeu apenas um, para a China.
A final foi contra o Brasil, que venceu 14 dos 17 jogos da competição, sendo também considerada uma das equipes favoritas para ganhar medalha na Olimpíada. Além disso, é preciso ficar de olho em Japão e Turquia, terceiro e quarto colocados respectivamente, na Liga das Nações.
Mesmo não acabando a Liga das Nações tão bem colocadas, China (5ª) e Itália (12ª), não levaram o time principal para a disputa, então podem ir bem nos Jogos de Tóquio. Importante lembrar que a seleção chinesa é a atual campeã olímpica.
Com o ranking atualizado após a competição, no Grupo A três das dez primeiras seleções: Brasil, República Dominicana e Japão; já no Grupo B, se concentram cinco equipes que fazem parte do top-10: Estados Unidos, China, Turquia, Comitê Olímpico Russo e Itália.
Grupos da Olimpíada no vôlei feminino
Grupo A
Japão
Sérvia
Brasil
Coreia
República Dominicana
Quênia
Grupo B
China
EUA
Rússia
Itália
Argentina
Turquia
Confira as datas e horários dos jogos do Brasil Feminino na Olimpíada de Tóquio
25/7 – domingo – 9h45 – (horário de Brasília)
Brasil x Coreia do Sul
27/7 – terça-feira – 7h40 (horário de Brasília)
Brasil x República Dominicana
29/7 – quinta-feira – 7h40 (horário de Brasília)
Japão x Brasil
31/7 – sábado – 4h25 (horário de Brasília)
Sérvia x Brasil
2/8 – segunda-feira – 9h45 (horário de Brasília)
Brasil x Quênia
Leia mais:
Olimpíada de Tóquio: Quem são os representantes do Brasil na ginástica artística
Olimpíadas: Quantos gols Marta já marcou na competição?