Olimpíada de Tóquio: Veja como foi a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos
A abertura destacou as dificuldades e a superação de atletas e do país para fazer as Olímpiadas de Tóquio um evento possível
Foram cinco anos de espera e incertezas, a Tóquio 2020 acontece com um ano de atraso por conta da pandemia de Covid-19.
O cenário foi diferente do que estamos acostumados, o Estádio Olímpico de Tóquio com poucos convidados, sem a interação dos torcedores com atletas, enquanto as bandeiras desfilam pelo estádio.
Apesar das peculiaridades, a Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi bonita, com tradições, belas mensagens e emoção.
Desfile das bandeiras
As delegações foram organizadas de acordo com o alfabeto japonês, fora dessa ordem ficou a Grécia, que por tradição sempre abre os desfiles olímpicos.
Na placa de identificação das delegações, balões de dialogo lembravam quadrinhos e as músicas, jogos de vídeo game.
Assim como na Rio2016, a delegação de atletas refugiados participa dos jogos e estiveram na abertura.
Trajes típicos, como o da Angola, também deram um brilho especial a cerimônia.
Natalia Santos leva a bandeira de #ANG na #CerimoniaDeAbertura. 😍 Trajes típicos lindíssimos! #JogosOlimpicos #Tokyo2020 pic.twitter.com/FLREX3L9Sh
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 23, 2021
Punida por escândalos de doping sistemático, os atletas russos não vão competir com bandeira e nem mesmo com execução do hino do país durante os jogos.
A sigla ROC(Comitê Olímpico Russo) representou os atletas.
A vez do Brasil nas Olimpíadas
O Brasil não pôde estar no Estádio Olímpico com uma delegação grande e animada como de costume, mas nem por isso o momento deixou de ser especial.
Bruninho, ouro e prata olímpico do Vôlei e Ketleyn Quadros, bronze no Judô, foram nossos porta-bandeira, Ketleyn foi a primeira mulher negra carregando a bandeira do Brasil na abertura das Olimpíadas.
Os brasileiros foram a 151ª delegação a ser apresentada.
E eles sambaram! 🇧🇷
— Time Brasil (@timebrasil) July 23, 2021
Últimas Delegações
Os Estados Unidos vieram com uma delegação grande para a cerimônia, ao contrário do Brasil, muitos atletas americanos participaram da abertura.
A França foi a penúltima delegação a passar pelo estádio, Paris será sede dos próximos jogos em 2024. O desfile terminou com o anfitrião Japão.
Final da Cerimônia de Abertura
Drones trouxeram o símbolo das Olímpiadas e a imagem do Globo no céu acima do Estádio Olímpico, com a trilha de Imagine de John Lennon.
That's no moon…it's a #Tokyo2020 drone display! 😲#Olympics | #UnitedByEmotion | #StrongerTogether | #OpeningCeremony pic.twitter.com/bIGD4UonPO
— #Tokyo2020 (@Tokyo2020) July 23, 2021
Thomas Bach, presidente do COI e a Presidente do Comitê Olímpico Japonês, Seiko Hashimoto, discursaram para abrir os jogos.
Ao invés de pombas, origamis voaram sobre o estádio, com um vídeo posteriormente mostrando símbolos de cada esporte.
A cidade de Tóquio e o caminho da Tocha Olímpica também foram apresentadas em vídeos.
A Pira Olímpica
O revezamento no estádio envolveu atletas, ex-atletas, médicos, enfermeiros, crianças e terminou com a tenista Naomi Osaka, a atleta filha de pai haitiano e mãe japonesa, com posicionamentos fortes e importantes em questões fundamentais, uma escolha especial para um momento histórico.
LEIA MAIS
Abertura da Olimpíada de Tóquio: Bruninho e Ketleyn representam o Brasil e sambam durante o desfile