Quando Nate McMillan assumiu o comando do Atlanta Hawks, o time fez campanha 27-11 e chegou na final da Conferência Leste
Na tarde desta segunda-feira (5), o gerente geral do Atlanta Hawks, Travis Schlenk afirmou que a franquia entrou em acordo com Nate McMillan. Dessa forma, McMillan será efetivado no cargo de treinador da equipe. Anteriormente, no início da temporada 2020-21, os Hawks o contrataram para o posto de head coach assistente. Porém, em 1º de março deste ano, ele assumiu o cargo de treinador interino, com a demissão de Lloyd Pierce como técnico principal.
“Temos um acordo de princípio com Nate”, disse Schlenk durante videoconferência com repórteres. “Estamos apenas redigindo o contrato”. Posteriormente, Adrian Wojnarowki, jornalista da ESPN dos EUA, tuitou que, de acordo com fontes, o novo acordo do Atlanta com McMillan é de quatro anos. Entretanto, não há nenhuma confirmação até o momento.
Antes de Nate McMillan comandar o time de forma interina, os Hawks estavam indo mal na temporada. O time estava com campanha 14-20, na 11ª colocação da Conferência Leste sob a batuta de Pierce. Mas, quando McMillan assumiu, a situação do Atlanta mudou drasticamente para melhor. A equipe venceu 27 dos 38 jogos em que McMillan disputou na temporada regular. Com isso, o Atlanta Hawks terminou na quinta posição do Leste.
Na pós-temporada, os Hawks mantiveram o bom momento desde que o interino assumiu. O time de Atlanta passou pelo New York Knicks na primeira rodada, vencendo a série por 4 a 1. Depois, os Hawks superaram o Philadelphia 76ers em sete jogos. Curiosamente, os 76ers foram o melhor time do Leste. Por fim, na final do Leste, o Atlanta Hawks acabou sendo eliminado pelo Milwaukee Bucks, perdendo o confronto por 4 a 2.
Carreira de Nate McMillan como técnico na NBA
McMillan começou a carreira como head coach na liga em 2000-01, comandando o Seattle Supersonics por cinco temporadas. Posteriormente, ele foi para o Portland Trail Blazers, onde ficou de 2005 a 2012. A partir de 2016-17, Nate McMillan comandou o Indiana Pacers, equipe no qual conseguiu melhor aproveitamento na carreira (57,1%) antes dos Hawks. Mas, ao final da temporada 2020, ele foi demitido dos Pacers e, em 2020-21, foi contratado pelo Atlanta Hawks como assistente. Em resumo, McMillan tem 688 vitórias 599 derrotas na carreira em temporada regular e 27-44 em 10 idas aos playoffs na carreira.
LEIA MAIS
Ex-assistente dos Nets, Ime Udoka é o novo treinador dos Celtics