Os maiores artilheiros da história da Copa Ouro
Por onde andam os últimos cinco artilheiros da Copa América
Com o inicio do torneio nesse final de semana, confira quem são os maiores goleadores da competição
A Copa Ouro da CONCACAF que reúne as principais seleções da América do Norte, Central e Caribe, se inicia no próximo sábado (10). Com a partida entre El Salvador x Curaçao.
A “jovem” competição surgiu em 1991, e até agora já foram oito títulos do México, seis do Estados Unidos e um do Canadá. Curiosamente, o Brasil também disputou o torneio por três vezes, sendo vice-campeão em duas.
Por outro lado, a competição tem apenas seis jogadores que passaram dos dez gols, confira quem são os maiores artilheiros da Copa Ouro.
6º – Luis Tejada – 10 gols
Atacante panamenho marcou 10 gols em 21 jogos, se destacando principalmente na edição de 2005, quando foi artilheiro e MVP. Já nos clubes rodou por vários países, principalmente na Colômbia.
5º – Blas Pérez – 11 gols
Parceiro de Luis Tejada no ataque do Panamá, o ex-jogador foi levemente superior ao seu compatriota, marcando 11 gols em 21 jogos. Jogou por diversos clubes no México, sobretudo nos gigantes, Tigres e Pachuca.
3º – Andrés Guardado – 12 gols
Único que ainda não pendurou as chuteiras, o mexicano que é tricampeão da Copa Ouro marcou 12 gols em 20 jogos. Atualmente no Betis, tem boas passagens por PSV e La Coruña.
3º – Luis Roberto Alves – 12 gols
Um dos grandes atacantes dos anos 90, marcou incríveis 12 gols em 10 jogos pelo México, com uma média de 1,2 gols por jogo. Também conhecido como “Zaguinho” o ex-jogador nasceu no Brasil, mas sempre atuou no futebol mexicano. Virou ídolo do América-MEX e Seleção.
2º – Clint Dempsey – 13 gols
Dempsey foi um dos melhores jogadores da história dos Estados Unidos, marcando 13 gols em 25 jogos na competição. Artilheiro em 2015 da Copa Ouro, o atacante fez história também na Premier League após grande passagem no Fulham.
1º – Landon Donovan – 18 gols
Considerado “the best” no futebol estadunidense, Donovan foi as redes por 18 vezes em 34 jogos, mais de um gol a cada dois jogos. O ex-atleta atuava como um meia, às vezes, atacante, sendo o melhor jogador jovem da Copa do Mundo de 2002. Ainda obteve uma carreira sólida na Europa jogando por clubes importantes, contudo, virou ídolo no Los Angeles Galaxy.
LEIA MAIS
Veja 8 jogadores que vão estar nas Olimpíadas de Tóquio e talvez você não saiba