PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Flamengo: Relembre as estreias de Renato Gaúcho nos clubes onde passou

Flamengo: Relembre as estreias de Renato Gaúcho nos clubes onde passou

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Renato Gaúcho tem contrato com o Rubro-negro até dezembro de 2021

Nesta quarta-feira (14), o Flamengo enfrenta o Defencia y Justicia, em Buenos Aires, às 21h30, pelo jogo de ida da fase oitavas de final da Copa Libertadores da América. A partida marca o início da ‘era’ Renato Gaúcho no clube mais popular do Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Renato chega ao Flamengo aos 58 anos, após uma passagem vitoriosa pelo Grêmio. Além disso, ele conquistou a Recopa Sul-Americana (2018), a Copa Libertadores da América (2017), a Copa do Brasil (2016) e o Campeonato Gaúcho (2018, 2019 e 2020).

À primeira vista, o histórico recente sensibilizou o presidente Rodolfo Landim escolhe-lo para comandar o Flamengo após a saída conturbada de Rogério Ceni. Dessa forma, Renato Gaúcho estreia com a missão de estancar a crise causada pelo mau desempenho do time Brasileirão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por isso, o Torcedores.com listou todos os trabalhos de Renato Gaúcho nos clubes por onde passou. Nesse ínterim, foram três vitórias, um empate e duas derrotas. Ou seja, o treinador tem bom desempenho quando chega em um clube. Confira!

21/01/2001: Vasco 1 x 2 Madureira (Campeonato Carioca)

Há 20 anos, Renato Gaúcho iniciava a carreira de treinador no Madureira. Logo de cara, ele conseguiu uma vitória sobre o Vasco. Naquele ano, o rival tinha craques como Fábio, Alexandre Torres, Euller, Pedrinho e Viola. Na época, Joel Santana não conseguiu ‘desatar o nó tático’ e viu seu pupilo sair de campo vitorioso.

04/09/2002: Flamengo 5 x 2 Fluminense (Campeonato Brasileiro)

Após comandar o Madureira, Renato Gaúcho foi contratado pelo presidente David Fischel com a missão de tirar o Fluminense das últimas colocações do Campeonato Brasileiro. A equipe deixou a zona de rebaixamento e conseguiu se classificar para o mata-mata terminando a primeira fase na sétima colocação.

PUBLICIDADE

20/07/2005: Santos 2 x 3 Vasco (Campeonato Brasileiro)

Quarto técnico do Vasco na temporada, Renato Gaúcho chegou a São Januário com a missão de evitar o rebaixamento do Vasco no Campeonato Brasileiro. Com Romário e Alex Dias fazendo a diferença em campo, o treinador tirou o time do Z4 e conseguiu uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2006.

PUBLICIDADE

17/01/2010: Colo-Colo 1 x 5 Bahia (Campeonato Baiano)

Após passagem vitoriosa pelo Fluminense onde conquistou a Copa do Brasil de 2007, Renato Gaúcho foi contratado para reconduzir o Bahia a Série A do Brasileirão. Apesar do início arrasador com bons resultados no Campeonato Baiano e Copa do Brasil, o time perdeu ‘fôlego’ e o treinador acabou sendo demitido.

12/08/2010: Grêmio 0 x 2 Goiás (Copa Sul-Americana)

A festa para a estreia de Renato Gaúcho como técnico do Grêmio foi ofuscada pelo Goiás que conseguiu classificação para a terceira fase da Copa Sul-Americana. Por outro lado, o treinador conduziu o time a 4ª colocação no Brasileirão. Com isso, a equipe conseguiu vaga na Libertadores de 2011.

09/07/2011: Athletico Paranaense 0 x 0 Avaí

Após boa passagem pelo Grêmio, Renato Gaúcho foi contratado pelo Athletico Paranaense para suceder a Antônio Lopes. Contudo, o time tropeçou diante do Avaí na Arena da Baixada pelo Campeonato Brasileiro. Posteriormente, foi demitido devido a fraca campanha na competição. Ao todo, foram quatro jogos, duas vitórias e duas derrotas.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: 

Chapecoense faz sondagem e tenta empréstimo de lateral do Flamengo; jogador resiste e quer chance com Renato 

Renato Portaluppi terá missão de contratar e recuperar jogadores em baixa no Flamengo; veja a lista 

Adiós Flamengo? Entenda porque Arrascaeta ainda não renovou com o clube

Better Collective