O “Superclássico das Américas” decidiu quatro torneio em sua história; seleção brasileira venceu a maioria
A rivalidade entre Brasil e Argentina é um dos principais combustíveis do futebol de seleções sul-americano. O embate cultural e esportivo mexe com estruturas e emoções e tem sido considerado a “salvação” da Copa América 2021, notoriamente baixa em interesse e audiência do público em comparação à outras edições.
Ainda que a partida seja muito aguardada pelo duelo individual entre Messi e Neymar, o confronto em si entre argentinos e brasileiros em uma final é uma atração à parte. Afinal, em mais de 100 partidas entre os rivais, apenas quatro decidiram campeonatos oficiais.
Primeira decisão foi também uma final de Copa América
A primeira vez em 1937, quase tinta anos depois do primeiro jogo entre Brasil e Argentina, em 1908. Na ocasião, foi decidida a Copa América, vencida pela albiceleste. A segundo foi já 2004, também na Copa América, na inesquecível (pelo menos para os brasileiros) partida com o gol de empate de Adriano, já nos acréscimos.
A única final que não foi de Copa América aconteceu no ano seguinte, em 2005, e definiu o campeão da Copa das Confederações. Dessa vez, goleada com autoridade e vitória do “escrete canarinho” por 4 a 1. A última finalíssima entre as grandes rivais se deu em 2007, novamente pelo torneio sul-americano, com outra categórica vitória brasileira.
Vale lembrar que não são considerados neste histórico as partidas do chamado Superclássico das Américas, a antiga Copa Rocca que, apesar de ser uma partida em caráter decisivo, com entrega de taça, não se configura como um título oficial.
Assim, neste sábado (10), teremos a quinta decisão entre Brasil e Argentina, a quarta final de Copa América. O jogo será disputado no Maracanã, as 21h30, com transmissão do SBT, na TV Aberta, e da ESPN Brasil, TV a cabo.
Finais entre Brasil x Argentina:
1937 – Argentina 2 x 0 Brasil (Copa América)
2004 – Brasil 2 x 2 Argentina (4×2 pen) (Copa América)
2005 – Brasil 4 x 1 Argentina (Copa das Confederações)
2007 – Brasil 3 x 0 Argentina (Copa América)— Rodolfo Rodrigues (@rodolfo1975) July 7, 2021
LEIA MAIS
Final da Copa América é também Brasil x Argentina entre elenco do PSG
Neymar x Messi na Copa América: os números do duelo entre os craques
Contestado há um ano, Lucas Paquetá vira titular e talismã de Tite