Ex-enfermeiro, iraniano conquista ouro em primeira Olímpiada
Golden debut! ?
Javad Foroughi bateu o sérvio Damir Mikec com marca inédita nos Jogos Olímpicos. O atleta fez sua estreia na competição aos 41 anos
O atleta do Irã Javad Foroughi alcançou o lugar mais alto do pódio na manhã deste sábado (24) em Tóquio, no Japão. Representante do país na categoria pistola de ar 10m, ele conquistou o ouro em sua primeira aparição em Olimpíada.
Tóquio 2020: Felipe Wu é eliminado no tiro e Brasil termina 1º dia sem medalha
Na final contra o atleta Damir Miked, da Sérvia, Javad chegou aos 244.8 pontos e quebrou o recorde olímpico. Foi a primeira medalha do país nestes Jogos Olímpicos. Na Rio 2016, os representantes asiáticos levaram para casa oito medalhas, sendo três delas de ouro.
Javad Foroughi wins gold in the air pistol men’s final, breaking the Olympic Record on his first Olympic appearance. Well done!@ISSF_Shooting #Shooting pic.twitter.com/oLESupTNL1
— Olympics (@Olympics) July 24, 2021
Antes da Olimpíada
Javad Foroughi começou a treinar apenas em 2017 e tinha como principal meta o ouro já nesta Olimpíada. Antes disso, ele teve experiência com o tiro de rifle na universidade.
Por um tempo, o agora campeão olímpico teve como sua principal ocupação a função de enfermeiro no hospital de Ilão, província do Irã. Em entrevista ao site Olympics, Javad declarou que saía do treino para trabalhar, mesmo sabendo que seus turnos à noite poderiam atrapalhar seu desempenho esportivo.
LEIA MAIS: