Eleito melhor goleiro da Euro 2020, Donnarumma venceu todas as suas cinco disputas por penalidades; 2 delas foram em finais
Gianluigi Donnarumma foi um dos grandes personagens não só da final como de toda a Eurocopa. Não à toa, foi eleito o melhor jogador do torneio. Além de resguardar uma defesa vazada apenas quatro vezes na competição, o goleiro foi o protagonista das penalidades que decidiram a final, agarrando inclusive a última cobrança, aquela que garantiu o título à Itália.
Além de técnica e talento, foi decisivo para a Azzura o histórico que o ainda jovem jogador tem nessas situações. Ele, afinal, jamais perdeu uma disputa de pênaltis em sua carreira. Profissional desde os 16 anos, em 2015, enfrentou por cinco vezes o temido método de desempate. Saiu vencedor em todas as vezes.
Duas dessas cinco decisões por penalidades se deram na Euro 2020. Além da já mencionada final contra a Inglaterra, Donnarumma foi o goleiro na semifinais, contra a Espanha. Inclusive defendeu a quarta cobrança espanhola, feita por Álvaro Morata, e viu de pertinho Jorginho decidir a classificação italiana na quinta batida.
As outras três disputas de pênaltis vencidas por Gianluigi Donnarumma foram com o Milan. Uma delas rendeu título, a sua primeira, e outra levou sua equipe à final. A restante foi durante a etapa classificatória da Liga Europa
Disputas de pênalti de Gianluigi Donnarumma
- 2016: Juventus 0 (4) x (5) 0 Milan – Supercopa da Itália
- 2018: Lazio 0 (4) x (5) 0 Milan – Copa da Itália (Semifinal)
- 2020: Rio Ave-POR 2 (8) x (9) 2 Milan – Liga Europa (Etapa classificatória)
- 2021: Itália 1 (4) x (2) 1 Espanha – Eurocopa 2020 (Semifinal)
- 2021: Itália 1 (3) x (2) 1 Inglaterra – Eurocopa 2020 (Final)
LEIA MAIS
Resumão da Eurocopa: memes do 1º dia ao título da Itália
Euro: antes reserva, Chiesa se consolida como herói da Itália
Euro: como a Sampdoria dos anos 90 ajuda a explicar o sucesso da Itália
Finais da Euro e da Copa América reforçam “renascimento” do Campeonato Italiano