Copa América terminou no último fim de semana, mas deixou uma nova variante do coronavírus no Brasil
Uma nova variante do novo coronavírus chegou a Brasil por causa da Copa América. Segundo reportagens dos jornais “O Estado de São Paulo” e “Folha de São Paulo”, o Instituto Adolfo Lutz identificou dois casos da variante B.1.621 no país após 12 exames realizados.
Os casos da nova variante no solo brasileiro foram encontradas no Mato Grosso. O estado hospedou as seleções do Equador e da Colômbia, que foi o país onde a variante foi encontrada pela primeira vez. De acordo com o jornal Correio Braziliense, as amostras dos infectados são de dois homens, de 37 e 47 anos, que vieram desses dois países.
“A confirmação foi feita pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, por meio do sequenciamento genético de amostras de SARS-CoV-2 enviadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso, que procedeu alerta ao National Influenza Center/Núcleo de Doenças Respiratórias no Instituto, para que os casos fossem investigados”, disse em nota o instituto.
O instituto ainda destaca que o vírus sequenciados possuem mutações que “podem estar associadas a um maior potencial de transmissão”.
Nesta segunda, dois dias após a final da Copa América, conquistada pela seleção argentina diante do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro ‘comemorou’ o sucesso da organização e disse que o número de mortes caiu durante o evento.
“Quando decidi que a Copa América ia ser no Brasil, lembram o que o Renan (Calheiros) falou? ‘A Copa das mortes’. Passaram-se 30 dias, o número de óbitos caiu bastante, de infecções também. As narrativas deles não se sustentam”, disse ele em conversa com apoiadores na saída do Palácio do Alvorada.
LEIA MAIS: