Conmebol anunciou a retomada do público aos estádios para todas as suas competições um dia após o encerramento da Copa América
A Conmebol anunciou neste domingo (11) que está autorizando a retoma de público nos estádios para todas as suas competições em decisão com validade imediata.
Ou seja, todos os jogos das oitavas de final da Libertadores e Copa Sul-Americana, estão autorizados pela Conmebol com presença de torcida. No entanto, para que a presença da torcida seja liberada, a medida não ultrapassa as leis locais.
De todos os países que estão participando de competições da Conmebol, apenas o governo da Colômbia já autorizou a retomada do público, com 25% limite de capacidade dos estádios.
No Brasil, a CBF segue proibindo a realização de jogos com presença de torcida em suas competições, além de diversos governos estaduais e prefeituras tomarem as mesmas decisões.
Em comunicado oficial, é defendido que a retomada do público é “essencial” para a sustento e desenvolvimento do futebol sul-americano.
A decisão da Confederação Sul-Americana de Futebol foi tomada justamente um dia após a realização da final da Copa América no Maracanã, vencida pela Argentina por 1 a 0, com a liberação de 10% do público no estádio após acordo pontual com a Prefeitura do Rio.
Cabe ressaltar que a entrada da torcida foi marcada por muita desorganização, torcedores tentando entrar com testes falsos de PCR e aglomeração no entorno do Maracanã.
Exigências e recomendações da Conmebol
Para que o torcedor entre no estádio, precisa mostrar a comprovação da vacinação completa contra a Covid-19, ou a comprovação do teste RT-PCR negativo.
A Conmebol afirma que a primeira etapa da retomada de público do estádio não é recomendada para menores de 18 anos, pessoas que tenham comorbidades e mulheres grávidas.
Trechos do comunicado oficial da Conmebol
A Conmebol tem o prazer de anunciar o “Protocolo de Recomendações para o Retorno do Público nos Estádios” nos jogos da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sul-Americana 2021, a partir das oitavas de final.
Estabelecemos uma série de recomendações, que devem ser discutidas com as autoridades sanitárias de cada país para sua aplicação e / ou modificação.
A Conmebol considera que o retorno gradual da torcida aos estádios é fundamental para o desenvolvimento do futebol sul-americano, razão pela qual, se as autoridades nacionais o permitirem, o retorno ao público é autorizado nas referidas competições.”