Com futuro ainda indefinido, Felipe Melo segue como uma das principais peças do elenco comandado por Abel Ferreira
Com contrato até dezembro de 2021 e já podendo assinar um pré-contrato com qualquer clube para se transferir sem custos a partir de 1º de janeiro de 2022, o volante Felipe Melo já ouviu do presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, que não terá seu vínculo renovado pela atual gestão, diferente do que aconteceu, por exemplo, com o atacante Willian, que também tinha vínculo até o fim do ano, mas já renovou por mais uma temporada.
Apesar da diretoria do Palmeiras tratar o caso de Felipe Melo como “fim de ciclo”, o volante ainda pode conseguir ampliar seu vínculo com o Verdão, a começar pelo desejo do próprio jogador, que sempre deixou claro a vontade de seguir no clube Alviverde. Aos 38 anos, o defensor ainda espera atuar em alto nível por mais duas temporadas e, recentemente, chegou a recusar uma oferta do Lugano, da Suíça.
Além da vontade do jogador, o técnico Abel Ferreira pode ajudar na permanência do volante após o término da atual temporada. Segundo o site ‘Nosso Palestra’, o treinador português já manifestou o desejo de contar com Felipe Melo. Vale lembrar que o comandante do Verdão tem vínculo com o clube até o fim de 2022.
Outro fator que pode ser determinante para o futuro de Felipe Melo no Palmeiras é a troca de gestão. Maurício Galiotte, que já deixou claro que não irá renovar o contrato do volante, está em seus últimos meses de mandato e em dezembro irá passar o cargo para outro mandatário. Na entrevista que deu ao UOL Esporte, o dirigente, no entanto, deixou a possibilidade de renovação do jogador aberta ao seu sucessor – vale destacar que Leila Pereira é favorita para assumir o cargo principal na diretoria Alviverde.
“(…) Eu fico até o dia 5 de dezembro e não vou renovar o vínculo com ele. O Felipe tem contrato até o dia 31 de dezembro. Se o próximo presidente tomar outra decisão, já não cabe mais a mim”, disse Galiotte na ocasião.
Quem vive situação semelhante a de Felipe Melo no Palmeiras é o diretor de futebol do clube, Anderson Barros, que também tem contrato até o fim do ano e está ciente de que sua permanência no Verdão dependerá do aval do próximo presidente.
Na atual temporada, Felipe Melo soma 25 jogos, sendo 19 como titular. No Campeonato Brasileiro, o volante – que chegou a atuar como zagueiro em algumas partidas – tem 10 jogos, tendo sido titular em sete deles. Vale destacar que o Palmeiras acumula 38 partidas na temporada de 2021.
Veja as principais estatísticas de Felipe Melo no Brasileirão, segundo dados do site Footstats:
Passes certos (3º do time): 315 (96%)
Desarmes certos (2º do time): 19 (95%)
Lançamentos certos (2º do time): 14 (70%)
Dribles certos (7º do time): 4 (80%)
Viradas de jogo (2º do time): 7 (77,7%)
Defesas (4º do time): 4
Rebatidas (1º do time): 43
Faltas cometidas (1º do time): 15