Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Extra Brasil encontra dificuldades, mas vence Chile e avança na Copa América

Brasil encontra dificuldades, mas vence Chile e avança na Copa América

Brasil encontrou mais dificuldades do que nos últimos jogos, mas Lucas Paquetá decidiu contra o Chile para levar a Seleção às semifinais

Por Fabrício Carvalho em 02/07/2021 22:55 - Atualizado há 10 meses

Conmebol Media

Brasil encontrou mais dificuldades do que nos últimos jogos, mas Lucas Paquetá decidiu contra o Chile para levar a Seleção às semifinais

Brasil  1-0  Chile
Copa América 2021 - Quartas de Final

O Brasil avançou às semifinais da Copa América ao vencer o Chile por 1 a 0 nesta sexta-feira (2) em jogo disputado no Estádio Nilton Santos.

Com uma mudança tática, a seleção brasileira acabou encontrando mais dificuldades em encontrar espaços no meio-campo para construir jogadas. Ainda assim, conseguiu assustar no final do primeiro tempo e Gabriel Jesus quase marcou o primeiro gol.

Porém, logo no início do segundo tempo, o Brasil abriu o placar em ótima jogada envolvendo cinco jogadores e parando na conclusão de Lucas Paquetá.

No entanto, o restante do segundo tempo ficou dramático para a seleção brasileira depois que Gabriel Jesus foi expulso por jogada violenta. A seleção chilena cresceu no segundo tempo e chegou a acertar bola na trave, mas não foi o suficiente.

O adversário do Brasil na semifinal será o Peru, que eliminou o Paraguai nos pênaltis após empate por 3 a 3. O jogo será realizado nesta segunda-feira (2), a partir das 20h, novamente no Estádio Nilton Santos.

Primeiro tempo

A seleção brasileira optou por um quarteto de ataque ao utilizar formação 4-2-4 com Firmino mais centralizado pelo meio tentando armar jogadas com Neymar.

Os chilenos tentaram pressionar a saída de bola em alguns momentos, mas os maiores perigos aplicados pela seleção do Chile foram nos contragolpes, aproveitando as transições ofensivas deficitárias do Brasil.

A primeira finalização do jogo saiu aos 7′ e foi chilena. Sánchez recebeu na esquerda e cruzou na área, mas Ederson defendeu com tranquilidade. Em seguida, Vegas arriscou de muito longe e não levou perigo para o goleiro brasileiro.

Os chilenos foram conquistando mais espaços no meio-campo e estavam travando a criação da seleção brasileira. A primeira boa jogada do Brasil saiu apenas aos 14′ no contra-ataque pela esquerda, construído inteiramente por Richarlison.

Aos 18′, o Chile teve uma das maiores oportunidades do jogo depois que Vargas foi lançado no campo de ataque e encobriu o goleiro Ederson. A bola passou muito perto e assustou, mesmo que o assistente tenha assinalado impedimento.

No minuto seguinte, o Brasil tentou responder novamente com Richarlison  que foi lançado pela esquerda e finalizou com bastante perigo, em outra jogada com impedimento marcado.

O Brasil teve sua melhor chance aos 21′ na jogada individual de Neymar. O atacante do PSG construiu tudo pela esquerda e cruzou para Firmino completar.  No entanto, o atacante do Liverpool não dominou bem e desperdiçou.

Aos 26′, o Chile voltou a assustar bastante. Eduardo Vargas deu um drible desconcertante em Thiago  Silva e avançou com liberdade pela direita. Na conclusão, parou em boa defesa do goleiro Ederson.

Em nova finalização brasileira, Danilo recebeu pelo lado direito e bateu com fora para o goleiro Bravo espalmar, aos 32′. Cabe ressaltar que Danio atuou apoiando mais do que nos jogos recentes.

Em outra grande jogada da seleção brasileira no primeiro tempo, Gabriel Jesus tabelou bem com Roberto Firmino e o cruzamento na medida para Neymar deu certo, mas a finalização acabou resvalando na defesa chilena, aos 36′.

No final do primeiro tempo, Gabriel Jesus foi acionado por Neymar na entrada da área. O atacante do Manchester City tinha tudo para conseguir marcar, mas Bravo conseguiu desviar para escanteio.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, Lucas Paquetá entrou no lugar de Roberto Firmino na seleção brasileira, enquanto Brereton foi acionado no lugar de Alexis Sánchez.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, a alteração de Tite demonstrou ser eficaz e Lucas Paquetá abriu o placar. O meia tabelou com Neymar e avançou contra os marcadores na grande área para finalizar de frente em jogada iniciada por Lodi, Fred e Casemiro.

Porém, logo depois de tentar buscar tranquilidade com o gol, o Brasil viu Gabriel Jesus ser expulso direto aos 3′ depois de acertar o rosto de Mena. Jesus percebeu a gravidade da falta e nem ameaçou reclamar do cartão vermelho.

A expectativa era de que a seleção Chilena fosse mais para o ataque. Aos 7′ Aránguiz teve oportunidade de cobrar falta perigosa mas a bola passou sem perigo na grande área. Com a presença de apenas nove jogadores, o Brasil optou por jogar no 4-4-1.

Aos 16′, o Chile chegou a marcar gol com Eduardo Vargas aproveitando um ótimo cruzamento que chegou na área. Porém, o assistente detectou impedimento de Pulgar, em quem a bola desviou antes de chegar no atacante que também atua pelo Atlético-MG.

Lasarte optou por deixar o Chile mais ofensivo para o final do segundo tempo com a entrada do atacante Palacios no luar do zagueiro Vegas, mas foi justamente neste momento que o Brasil quase ampliou em jogada espetacular de Neymar, driblando dois marcadores e parando apenas no goleiro Bravo.

Logo na primeira jogada em campo, Brereton quase empatou para a seleção do Chile aos 23′ do segundo tempo. Aproveitando cruzamento na medida, o atacante cabeceou firme e a bola parou no travessão, assustando a seleção brasileira.

Na reta final, o Chile ficou mais tempo com a posse de bola tentando chegar ao ataque diante de um Brasil mais recuado que buscava os contragolpes. Em uma das oportunidades, Neymar acabou chegando com opções de passe na entrada da área, mas foi desarmado.

Dentro dos acréscimos, Tite acionou Everton e Militão nos lugares de Richarlison e Renan Lodi, principalmente para tentar cadenciar mais o jogo, mas a defesa brasileira resistiu bem ao conseguir cortar todas. Na chance final, aos 50′ do segundo tempo, Palacios recebeu  na entrada da área, mas isolou.

Assista ao gol do jogo:

FICHA TÉCNICA
BRASIL 1-0 CHILE

Data: 02/07/2021, 21:00
Estádio: Nilton Santos
Árbitro: Patricio Loustau (Argentina)

Gols: 2T 2′ Lucas Paquetá (Brasil)

Substituições – Brasil: Lucas Paquetá (Firmino); Everton (Rciharlison); Éder Militão (Renan  Lodi)

Substituições – Chile: Brereton (A.Sánchez); Palacios (Vegas); Meneses (Pulgar); Valencia (Aránguiz)

Brasil (4-2-3-1): Ederson, Thiago Silva, Marquinhos, Renan Lodi, Danilo, Roberto Firmino, Fred, Casemiro, Neymar, Richarlison, Gabriel Jesus. Técnico: Tite

Chile (5-3-2): Bravo; Isla, Sierralta, Medel, Vegas, Mena; Vidal, Pulgar, Aránguiz; Vargas, Sánchez. Técnico Martín Lasarte

LEIA MAIS

Exit mobile version