Home Extra Brasil leva sustos, mas vence Peru e avança para a final da Copa América

Brasil leva sustos, mas vence Peru e avança para a final da Copa América

Brasil avança para final da Copa América após mais um primeiro tempo dominante diante do Peru; No segundo tempo, a seleção peruana complicou o jogo

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Brasil avança para final da Copa América após mais um primeiro tempo dominante diante do Peru; No segundo tempo, a seleção peruana complicou o jogo

Brasil Brazil 1-0 Peru Peru
Copa América 2021 - Semifinal

O Brasil venceu a seleção do Peru por 1 a 0 nesta segunda-feira (5), em jogo disputado no Estádio Nilton Santos, e garantiu a vaga na final da Copa América.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os brasileiros foram dominantes no primeiro tempo com dez finalizações e sete chutes no alvo, além de 64% de posse e mais de 300 passes. O gol foi marcado por Lucas Paquetá, com mais uma participação de Neymar nas jogadas de gol.

No entanto, o segundo tempo  foi marcado por uma reação da seleção do Peru que modificou sua estrutura e assustou a seleção brasileira no restante do jogo que acabou oscilando negativamente. Ainda assim, o Peru não conseguiu marcar e o Brasil avançou para a decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a vitória, a seleção brasileira espera pelo confronto Argentina x Colômbia para saber qual será o adversário na decisão. A final da Copa América será disputada neste sábado (10), a partir das 21h, no Maracanã.

Primeiro tempo

A seleção peruana foi uma das mais vazadas nesta edição da Copa América. Por isso, não surpreendeu a escalação linhas de cinco e quatro defensores para tentar resistir à pressão da seleção brasileira e diminuir espaços na criação.

No entanto, o Brasil começou o jogo dando muito trabalho para os adversários. Aos 2′, Neymar tentou sua primeira jogada individual em cima de Callens, mas acabou desarmado pelo zagueiro no terço final do campo.

PUBLICIDADE

Na primeira boa jogada coletiva, Lucas Paquetá recebeu pelo lado direito e enfiou na medida para Richarlison tirar do goleiro dentro da grande área, mas acabou perdendo a bola. Neymar ficou com a sobra, mas jogou para fora.

PUBLICIDADE

Os peruanos tentaram responder no lance seguinte com a chegada de Cueva fazendo o lançamento para a grande área, mas a bola acabou saindo. Aos 12′, Casemiro tentou arriscar de longe e tentou surpreender o goleiro Gallese, que estava atento e espalmou.

Uma nova finalização da seleção brasileira ocorreu aos 13′ com Everton Cebolinha recebendo na direita da grande área para cortar e chutar rasteiro, parando no goleiro peruano. O Peru tentou ficar um pouco mais com a posse, mas a seleção brasileira conseguia impedir avanços nas tomadas de bola pelo meio-campo.

A melhor sequência do primeiro tempo ocorreu aos 18′, com Casemiro arriscando de fora e exigindo uma ótima defesa de Gallese. No escanteio, Paquetá recebeu passe de letra de Casemiro e cruzou rasteiro para Neymar ficar novamente no 1v1 contra o goleiro peruano, que defendeu. Richarlison chutou no rebote, mas Gallese defendeu mesmo caído e salvou a seleção peruana.

O placar quase foi aberto novamente aos 24′ em outra grande jogada coletiva. Neymar entregou para Fred na entrada da área e Richarlison recebeu um grande passe para tirar de Gallese.

PUBLICIDADE

Porém, o atacante voltou a falhar na conclusão, mas evitou a saída da bola. Na sequência da jogada em cruzamento aéreo, Neymar  subiu e foi cortado por Callens. Em mais uma sobra, Cebolinha bateu na marcação, mas o árbitro marcou falta.

Após minutos sem conseguir conclusões perigosas, o Brasil finalmente abriu o placar aos 34′. Aproveitando o erro adversário, Neymar recebeu de Richarlison e invadiu a área, driblando os marcadores e acionando Paquetá que chegava na direita sem marcação para concluir e vencer o goleiro Gallese.

Os peruanos não tentaram reagir no final do primeiro tempo, mantendo a postura defensiva para tentar levar o jogo para o intervalo com desvantagem de apenas um gol. Na melhor chance, Lapadula recebeu na direita e tabelou com Tapia, mas Casemiro desviou e afastou o perigo.

 

PUBLICIDADE

Segundo tempo

Ricardo Gareca mexeu na estrutura da seleção peruana no retorno do intervalo com as entradas de García e López nos lugares de Ramos e Trauco, adotando postura mais ofensiva e pressionando as saídas da seleção brasileira no meio-campo.

Aos 3′, Lapadula foi acionado dentro da área e conseguiu receber nas costas de Thiago Silva, batendo firme e parando em grande defesa do goleiro Ederson que trabalhou pela primeira vez no jogo. No lance seguinte, García apareceu para chutar de longa distância mas acabou pegando mal na bola.

Na segunda finalização, García recebeu em melhores condições e finalizou muito bem ao cortar para dentro e bater com a perna direita, assustando o goleiro brasileiro que espalmou.

Tentando responder à pressão peruana, o Brasil assustou com Neymar recebendo bola levantada na área para acionar Everton que chegou batendo de canhota. Entretanto, faltou força no chute do atacante e Gallese segurou firme.

PUBLICIDADE

Tite mexeu ela primeira vez na seleção enquanto o jogo encaminhava para o final, com a entrada de Everton Ribeiro no lugar de Cebolinha para tentar ajudar mais no meio-campo. A resposta quase foi imediata quando houve a roubada de bola e Neymar lançou para Richarlison que foi derrubado dentro da área por Corzo no momento do chute, mas o árbitro e o VAR não consideram pênalti.

Contudo, os peruanos voltaram a pressionar e quase conseguiram empatar aos 34′ no cruzamento de Yotún. O zagueiro Callens se antecipou ao goleiro Ederson e desviou com bastante perigo, em bola que acabou saindo por muito pouco. O lance animou Careca, que tirou Cueva para a entrada de Ormeño, mais um atacante.

Na reta final do jogo, Tite optou por três alterações: entradas de Vini Jr., Fabinho e Militão nos lugares de Richarlison, Fred e Renan Lodi, armando uma estrutura mais defensiva para tentar segurar as investidas peruanas nos minutos finais.

Os peruanos ficaram mais com a bola nos acréscimos, mas não conseguiram uma conclusão no gol e a seleção brasileira garantiu mais uma presença em final de Copa América.

PUBLICIDADE

Assista ao gol do jogo:

FICHA TÉCNICA
BRASIL 1-0 PERU

Data: 05/07/2021, 20:00
Estádio: Nilton Santos
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)

Gols: 1T 35′ Lucas Paquetá (Brasil)

PUBLICIDADE

Substituições – Brasil: Everton Ribeiro (Everton); Vinícius Júnior (Richarlison); Fabinho (Fred): Éder Militão (Renan Lodi); Douglas Luiz (Lucas Paquetá)

Substituições – Peru:  Marcos López (Trauco); Raziel García (C.Ramos); Jhilmar Lora (Corzo); Ormeño (Cueva); Távara (Tapia)

Brasil (4-2-3-1): Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Renan Lodi; Casemiro, Fred; Richarlison, Lucas Paquetá, Everton; Neymar. Técnico: Tite

Peru (5-4-1): Gallese; Corzo, Santamaría, Ramos, Callens, Trauco; Peña, Tapia, Yotún, Cueva; Lapadula. Técnico: Ricardo Gareca

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

PUBLICIDADE
Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial