Botafogo: Relembre as estreias de Enderson Moreira nos clubes onde passou
Enderson Moreira tem no currículo dois títulos da Série B do Campeonato Brasileiro
Antes de mais nada, o Botafogo enfrenta o Confiança, neste sábado, às 16h, em Sergipe, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em primeiro lugar, o confronto marca início do trabalho de Enderson Moreira no clube da Estrela Solitária.
Enderson Moreira chega ao Botafogo, aos 49 anos, após acumular experiência em clubes como Cruzeiro, Ipatinga, América-MG, Internacional, Fluminense, Goiás, Grêmio, Santos, Athletico Paranaense, Fluminense, Bahia, Ceará e Fortaleza.
Nesse ínterim, o treinador venceu duas vezes a Série B do Brasileirão. Em 2012, conquistou a competição pelo Goiás. Cinco anos depois, conduziu o América-MG ao título. Ou seja, Enderson Moreira conhece o caminho que volta à elite do futebol nacional.
Antes de mais nada, o lastro na competição motivou o presidente Durcesio Mello a apostar na sua contratação. Ele chega, inclusive, para o lugar de Marcelo Chamusca que foi demitido na última semana após uma sequência de maus resultados na segundona.
Por isso, o Torcedores.com levantou o retrospecto de Enderson Moreira nos clubes por onde passou. A reportagem levou em consideração somente os trabalhos à frente de equipes profissionais. Confira o desempenho do novo comandante alvinegro!
30/01/2011: Grêmio x Internacional (Campeonato Gaúcho)
Enderson Moreira, então técnico da equipe sub-20, assumiu interinamente o comando da equipe após a demissão de Celso Roth. Logo na sua estreia, ele comandou o colorado em um Grenal. Apesar da boa atuação, o Internacional perdeu o clássico por 1 a 0.
07/10/2011: Goiás x Criciúma (Campeonato Brasileiro Série B)
Foi contratado com a missão de livrar o Goiás do rebaixamento na Série B. E conseguiu! Enderson Moreira estreou com uma vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma. O resultado positivo foi fundamental para a permanência do clube na segundona.
26/01/2014: Grêmio x Aimoré (Campeonato Gaúcho)
Após três temporadas no Goiás, Enderson Moreira foi contratado pelo Grêmio. Apesar da demissão devido aos maus resultados na Série A do Brasileirão, o treinador iniciou seu trabalho à frente do tricolor com uma goleada por 4 a 0 sobre o Aimoré pelo Gaúchão.
06/09/2014: Santos x Vitória (Campeonato Brasileiro)
Antes de tudo, Enderson Moreira foi contratado para substituir Oswaldo de Oliveira. O experiente treinador foi demitido após entrar em rota de colisão com a diretoria do Santos. Logo de cara, o time derrotou por 3 a 1 o Vitória-BA na estreia do novo treinador alvinegro.
22/03/2015: Athletico Paranaense x Nacional (Campeonato Paranaense)
O técnico foi contratado para substituir Claudinei Oliveira. Porém, ficou menos de dois meses no cargo e foi demitido devido a campanha irregular no Campeonato Paranaense. Estrou no Furacão com uma goleada por 7 a 0 sobre o Nacional.
25/05/2015: Fluminense x Corinthians (Campeonato Brasileiro)
Antes de mais nada, Enderson Moreira foi o terceiro técnico contratado pelo Fluminense em 2015. Chegou nas Laranjeiras após as demissões de Cristóvão Borges e Ricardo Drubscky. No seu primeiro jogo, o time tricolor empatou em 0 a 0 com o Corinthians.
25/07/2016: Flamengo x América-MG (Campeonato Brasileiro)
De antemão, é bom ressaltar que Enderson Moreira conquistou pelo América-MG a Série B do Campeonato Brasileiro de 2017. Um ano antes, porém, o início do seu trabalho no clube mineiro ficou marcada pela derrota por 2 a 1 para o Flamengo na Série A.
2018: Bahia x Ceará (Copa do Nordeste)
Após duas temporadas à frente do América-MG, Enderson Moreira foi contratado pelo Bahia. Foi, portanto, seu primeiro trabalho à frente de uma equipe do Nordeste. Na estreia, um 0 a 0 sem emoção com o Ceará pela Copa do Nordeste.
28/04/2019: Ceará x CSA (Campeonato Brasileiro)
Antecipadamente, Enderson Moreira foi contratado para o lugar de Lisca Doido após o Ceará ver o rival Fortaleza faturar o Campeonato Cearense. Ele saiu vitorioso na primeira vez que comandou o Vozão. Afinal, o time goleou por 4 a 0 o CSA na Série A do Brasileirão.
26/07/2020: Cruzeiro x URT (Campeonato Mineiro)
Antes de mais nada, Enderson Moreira foi o segundo técnico a comandar o Cruzeiro após a queda para a Série B. Apesar da estreia ter sido marcada por uma vitória por 3 a 0 sobre a URT no Estadual, ele não resistiu aos maus resultados do time na segundona e foi demitido.
09/01/2021: Fortaleza x Grêmio (Campeonato Brasileiro)
Antes de mais nada, Enderson Moreira foi o segundo técnico após o fim da ‘era’ Rogério Ceni no Fortaleza. Na primeira vez que comandou o Tricolor de Aço, ele saiu de campo com um empate. O time tropeçou em casa diante do Grêmio. Um 0 a 0 sem graça pelo Brasileirão.