Esportivo, político, cinematográfico, cultural e mais: confira as principais áreas do jornalismo e seus mercados de trabalho
Poucas profissões são tão atraentes quanto a do jornalista. Ser a “testemunha da história”, estar em dia com os fatos e os acontecimentos é, de fato, algo apelativo para quem ainda está em busca de uma carreira para seguir.
Além da “emoção” da cobertura noticiosa, as dinâmicas e principalmente a diversidade das áreas do jornalismo enchem os olhos dos futuros comunicadores. Já se imaginou trabalhando com aquilo que você mais ama, seja cultura, esportes, gastronomia?
Para saber mais sobre as áreas do jornalismo, confira o portal Hora da Facul!
Jornalismo esportivo, uma das principais áreas
De todas as áreas do jornalismo, o esportivo se destaca como uma das principais. Datado do início do século XX no Brasil, a cobertura dos esportes por aqui está enraizada no começo do futebol no país. A imensa repercussão do jogo motivou a busca profissional pelos seus fatos, dados e histórias.
Hoje, a área do jornalismo esportivo é tão completa quanto qualquer outra. Ela está em praticamente todos os grandes veículos midiáticos, assim como conta com jornalistas com especializações dentro dela, como jornalismo de dados, de “fofoca”, além dos cronistas, comentaristas e os chamados setoristas, que fazem a cobertura específica de um clube de futebol ou outras organizações esportivas.
As demais áreas do jornalismo
Mas não é só de esportes que vivem as áreas do jornalismo. A profissão engloba cultura, política, meio ambiente, até gastronomia. Confira alguma das principais:
- Jornalismo Político
- Jornalismo Cinematográfico
- Jornalismo Ambiental
- Jornalismo Cultural
- Jornalismo Gastronômico
- Assessoria de Imprensa
LEIA MAIS
Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar
Curso de Fisioterapia promove o cuidado com atenção e sensibilidade
Curso de Educação Física oferece formação ampla e alinhada com o mercado
Quanto ganha um fisioterapeuta esportivo? Confira os valores: