Clima quente: às vésperas do ínicio da Eurocopa, Ucrânia divulga sua nova camisa. Incomodados, russos rebatem: “provocação”.
7 anos depois da chamada “Crise da Crimeia”, a região volta a ser assunto de polêmicas. Tudo porque no último domingo (06), Andriy Pavelko, chefe da Federação Ucraniana de Futebol, divulgou em seu Facebook as imagens do novo uniforme da seleção. Toda essa confusão se deu pela estampa do mapa da Crimeia, contornando o escudo ucraniano. Some a isso as frases usadas como saudação militar na Ucrânia: “Glória a Ucrânia!”; “Glória aos heróis!” e entenderá a revolta russa.
Em primeiro lugar, para entender o caos, vale lembrar que a região da Crimeia é motivo de disputa entre ambos os governos há muito tempo. Isso se deve ao fato de ser um ponto totalmente estratégico no cenário europeu, que sempre foi ocupado por russos, porém dentro do território considerado ucraniano. Além disso, atualmente os militares do gigante país europeu ocupam espaços de importância tática na região.
Dessa forma, mesmo com polêmicas, a Ucrânia, comandada pelo lendário Andriy Shevchenko, vai estrear na competição nesse domingo (13) contra a Holanda. Já a Rússia enfrenta a Bélgica no sábado (12).
LEIA MAIS
AGÊNCIA CONFIRMA PUNIÇÃO E RÚSSIA ESTÁ FORA DAS OLIMPÍADAS DE TÓQUIO
COPA DO MUNDO: CONFIRA OS BRASILEIROS DE LIGAS FRACAS QUE JOGARAM O TORNEIO