Com surpresas, o técnico André Jardine convocou a seleção brasileira para os Jogos de Tóquio com as três vagas para jogadores acima dos 24 anos preenchidas
O técnico André Jardine convocação a seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de Tóquio, entre os meses de julho e agosto, e diante da dificuldade de obter a liberação de alguns atletas junto aos clube, principalmente europeus, a lista de 18 nomes ficou diferente da ideal que foi planejada pela comissão técnica com nomes como Weverton (Palmeiras), Neymar (PSG) e Rodrygo (Real Madrid).
As três vagas para jogadores acima dos 24 anos foram preenchidas com atletas do sistema defensivo, com o goleiro Santos (31 anos), do Athletico Paranaense, o lateral-direito Daniel Alves (38 anos), do São Paulo, e o zagueiro Diego Carlos (28 anos), do Sevilla.
No caso de Daniel Alves, o jogador com mais títulos conquistados na história do futebol, a convocação para os Jogos Olímpicos foi feita após o atleta perder a chance de disputar a Copa América por causa de uma lesão, sofrida na final do Campeonato Paulista. Vale destacar que o lateral é um dos capitães da seleção e foi responsável por erguer a taça da Copa América em 2019.
O goleiro Santos foi a alternativa encontrada pela comissão técnica após a recusa do Palmeiras em liberar o goleiro Weverton, que já está desfalcando a equipe para a disputa da Copa América. O zagueiro Diego Carlos, que começou a ganhar espaço com o técnico Tite na seleção principal, foi um dos destaques do Sevilla na última temporada.
Ver essa foto no Instagram
Relembre os jogadores experientes convocados pela seleção nas últimas Olimpíadas:
2020 – Tóquio
Santos (goleiro)
Daniel Alves (lateral-direito)
Diego Carlos (zagueiro)
2016 – Rio de Janeiro
Fernando Prass (goleiro)* – Weverton (goleiro)
Douglas Costa (atacante)* – Renato Augusto (meio-campista)
Neymar (atacante)
Resultado: medalha de ouro.
2012 – Londres
Thiago Silva (zagueiro)
Marcelo (lateral-direito)
Hulk (atacante)
Resultado: medalha de prata.
2008 – Pequim
Thiago Silva (zagueiro)
Ronaldinho Gaúcho (meio-campista)
Robinho (atacante)
Resultado: medalha de bronze.
*Jogadores que se lesionaram às vésperas dos Jogos Olímpicos e acabaram sendo substituídos da lista inicial.