Tobogã do Pacaembu começa a ser demolido; assista
Derrubada da Arquibancada Sul marcou o início das obras de reforma do Complexo Pacaembu
Derrubada da Arquibancada Sul marcou o início das obras de reforma do Complexo Pacaembu
Começaram, na manhã desta terça-feira (29), as obras no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o popular Pacaembu. O início se deu após a emissão do alvará pela Prefeitura de São Paulo e já com as primeiras movimentações para a derrubada do chamado Tobogã, a arquibancada ao sul do local.
Um vídeo publicado pelo jornalista Demétrio Vecchioli registrou o momento. Ele mostra três escavadeiras operando no parapeito inferior, logo acima da escada de acesso ao campo. Além das máquinas, o uso de britadeiras é audível. Assista abaixo:
Começou a demolição do tobogã. pic.twitter.com/x2tQ0N5hkk
— Demétrio Vecchioli (@Olhar_Olimpico) June 29, 2021
A demolição do Tobogã e as reformas no Pacaembu
A obra marca o início da reforma do Complexo do Pacaembu, que envolve o estádio e um centro esportivo com piscina, ginásio, quadras poliesportivas e até pistas de corrida. E o local onde fica o Tobogã será o mais transformado.
Após a derrubada da arquibancada sul, será erguido um prédio de cinco andares que abrigará um centro de convenções, um centro esportivo, uma arena de e-Sports além de camarotes e áreas de imprensa. No projeto ainda está previsto uma espécie de grande palco com acesso ao campo, para receber shows e comemorações de títulos.
O responsável pela obra é a concessionária Allegra Pacaembu, da iniciativa privada, que venceu a licitação em 2019 e assumiu a gestão do complexo em janeiro de 2020. A intenção da empresa é explorar o “Paca” como local de eventos poliesportivos e culturais, recebendo eventos além do futebol, como cards de MMA e até exposições artísticas.
A polêmica da demolição do Tobogã do Pacaembu
Quando a Prefeitura anunciou seus planos para as reformas no Pacaembu, houve uma reação negativa por parte da sociedade civil, em especial dos moradores da região, representados pela associação Viva Pacaembu. As crítica recaíram especialmente sobre a demolição do Tobogã.
O coletivo até tentou impedir a derrubada da arquibancada, que normalmente opera com ingressos mais baratos em relação às demais arquibancadas. O apelo se dava pelo valor histórico do local mas, como não faz parte do projeto original do estádio, não foi acatado pela Justiça.
As obras da reforma do Complexo Pacaembu estão previstas para o começo de 2024 e vão custar 400 milhões de reais.
LEIA MAIS
Cerveja, custo alto e mais: veja curiosidades sobre o Tottenham Stadium
Wimbledon: governo autoriza, e final terá capacidade máxima no estádio