Torneio será a última chance do Brasil se classificar às Olimpíadas de Tóquio
Confirmados os 17 atletas brasileiros que participarão do Pré-Olímpico de basquete masculino em Split, na Croácia. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou a lista definitiva de convocados feita pelo técnico Aleksandar Petrovic para a competição nesta quarta-feira, 2 de junho. O torneio será a última chance do Brasil de se classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio, e será entre 29 de junho e 4 de julho.
Entre os anunciados, oito atletas disputaram a mais recente temporada do Novo Basquete Brasil (NBB). Foram os armadores Jorginho, do São Paulo, e Yago Mateus, do Flamengo; os alas Alex Garcia, do Bauru, e Marquinhos, do Flamengo; e os pivôs Léo Demétrio, do Flamengo, Lucas Dias, do Sesi Franca, Lucas Mariano, do São Paulo, e Rafael Hettsheimeir, do Flamengo. Além deles, três atletas estão atualmente na NBA, o armador Raulzinho, do Washington Wizards; e os pivôs Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, e Cristiano Felício, do Chicago Bulls.
A seleção brasileira está no grupo B da competição, junto com a Tunísia e a anfitriã Croácia. O Brasil estreia no torneio no dia 29 contra os tunisianos, e no dia seguinte faz sua segunda partida, contra os croatas. A equipe brasileira precisará terminar em primeiro em seu grupo para seguir na competição, para enfrentar o campeão do grupo A, composto por Alemanha, México e Rússia. Quem vencer a final do torneio, em 4 de julho, assegura a vaga aos Jogos Olímpicos.
Confira a lista de atletas
Raulzinho (Washington Wizards, Estados Unidos)
Marcelinho (Tenerife, Espanha)
Georginho (São Paulo)
Rafa Luz (BC Nevezis, Lituânia)
Yago Mateus (Flamengo)
Caio Pacheco (Bahía Blanca, Argentina)
Benite (San Pablo Burgos, Espanha)
Alex Garcia (Bauru)
Marquinhos (Flamengo)
Léo Meindl (Fuenlabrada, Espanha)
Bruno Caboclo (Limoges, França)
Léo Demétrio (Flamengo)
Lucas Dias (Sesi Franca)
Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers, Estados Unidos)
Lucas Mariano (São Paulo)
Cristiano Felício (Chicago Bulls, Estados Unidos)
Rafael Hettsheimeir (Flamengo)
Leia também
Comitê Olímpico do Brasil prevê 270 atletas brasileiros nas Olimpíadas
Anadolu Efes bate Barcelona e conquista título inédito da EuroLiga