San Lorenzo escolhe ídolo da Juventus como novo treinador
Paolo Montero assinou contrato com o San Lorenzo até dezembro de 2022
Após a eliminação precoce na Copa Libertadores da América, o futebol do San Lorenzo passará por uma profunda reformulação. Mas agora, a diretoria do clube argentino vai apostar em um nome conhecido internacionalmente: Paolo Montero.
O ex-zagueiro, que é um dos maiores craques da história recente do futebol uruguaio, terá contrato válido até dezembro de 2022. O treinador chega, inclusive, para o lugar de Leandro Romagnoli, diretor esportivo do San Lorenzo, que estava ocupando o cargo interinamente.
Paolo Montero, 49 anos, está livre no mercado desde que deixou o comando do Sambenedettese, que disputa a Série C do Campeonato Italiano. Apesar da boa campanha na competição, o time da cidade de San Benedetto del Tronto não conseguiu subir de divisão.
O Torcedores.com apurou que vários nomes circularam internamente para comandar o San Lorenzo, como Ariel Holan, Gerardo Peluso, Nery Pumpido, Néstor Gorosito e até mesmo Jordi Cruyff, filho do lendário Johan Cruyff, ex-técnico da seleção equatoriana.
Após pendurar as chuteiras, Paolo Montero resolveu seguir a carreira de treinador em 2015. Nesse ínterim, passou pelo Peñarol-URU, Boca Unidos-ARG, Colón-ARG, Rosário Central-ARG e Sambenedettese-ITA.
Paolo Montero teve passagem vitoriosa pela Juventus
Revelado pelo Peñarol, Paolo Montero era um zagueiro muito mais viril do que técnico. Mesmo assim, ele viveu o melhor momento da carreira na Juventus. Entre 1996 e 2004, foi um dos grandes nomes da defesa da Velha Senhora.
Após se destacar pela Atalanta, ele foi indicado pelo técnico Marcelo Lippi para defender a Juve. Lá, atuou ao lado do italiano Ciro Ferrara. Porém, a fama de violento o fez ganhar um ‘título’ no futebol italiano.
Com mais de 200 jogos com a camisa bianconera, Paolo Montero foi expulso em 16 oportunidades na Série A. Ele é, inclusive, recordistas em cartões vermelhos recebidos na elite do Calcio. Por Isso, ganhou o apelido de ‘Rei da Pancadaria’ da imprensa italiana.
Pela Juventus, o uruguaio venceu o Mundial de Clubes (1996), a Liga dos Campeões da Europa (1996), a Supercopa da Itália (1997, 2002 e 2003) e a Série A (1996/1997,1997/1998, 2001/2002, 2002/2003 e 2004/2005).
Além disso, o zagueiro defendeu o Uruguai na Copa do Mundo de 2002 e na Copa América de 2004. Ao todo, disputou 61 partidas e marcou cinco gols com a camisa da celeste olímpica.