Renan Calheiros envia nota aos jogadores e comissão técnica da Seleção
Em nota oficial, diretor da CBF recomenda licenciamento de Rogério Caboclo
Renan Calheiros enviou um e-mail para todos os jogadores e comissão técnica da seleção brasileira implorando para que o Brasil não dispute a Copa América
Renan Calheiros, relator da CPI da Pandemia em andamento no Senado Federal, enviou neste domingo (6) um e-mail para todos os jogadores atuais e membros da comissão técnica para que a Seleção Brasileira não dispute a Copa América.
Nesta mensagem enviada pela manhã, o relator da CPI propôs uma “reflexão” e apresentou argumentos contrários quanto à realização do torneio continental em solo brasileiro.
Alguns trechos desta nota foram publicados pelo senador em suas redes sociais. Um dos argumentos apontados por Renan Calheiros é a baixa quantidade de brasileiros totalmente vacinados contra a Covid-19 (10.77% da população).
Outros argumentos apresentados pelo senador foram a quantidade de mortos pela pandemia (470 mil), a média móvel de mortes ainda considerada alta (cerca de duas mil pessoas por dia) , risco de colapso nos hospitais (algumas capitais estão com leitos de UTI acima de 90% de ocupação) e possibilidade de uma “terceira onda” da pandemia.
Cabe ressaltar que a Conmebol realizou uma reunião virtual na noite de sábado (5) onde foram convidados todos os capitães das dez seleções que jogarão a competição. Porém, nenhum jogador participou da reunião.
A teleconferência teve presenças apenas dos presidentes da Conmebol (Alejandro Dominguez), da CBF (Rogério Caboclo) e do Brasil (Jair Bolsonaro). Neste encontro, o governo brasileiro confirmou novamente sua intenção de apoiar a realização da competição no Brasil com as datas anunciadas na última quarta-feira.
Neste domingo (6), a Conmebol realizará uma nova reunião por teleconferência e tentará contar novamente com a presença dos capitães de todas as seleções participantes.
Trechos da mensagem de Renan Calheiros aos jogadores e comissão técnica
“A seleção é motivo de orgulho. Disputar a Copa pode até gerar troféu. Não disputar, em nome de vidas, significará sua maior conquista. Impossibilitado de apelar ao bom senso do presidente da República e da CBF, enviei nota aos atletas e à comissão técnica”
“As razões para a realização da Copa América na iminência de uma terceira onda da pandemia no Brasil não correspondem à opção sanitária mais segura para o povo brasileiro”