Praticamente classificado a semifinal do Pré-Olímpico em Split (Croácia) depois de vencer a Tunísia, o treinador não revela as táticas que usará para o grande duelo contra os donos da casa nesta quarta-feira (30), um dos principais rivais do torneio
O técnico da seleção brasileira masculina de basquete Aleksandar Petrovic, vai esconder o jogo contra os croatas nesta quarta-feira (30), ás 15:0o, o duelo praticamente será a disputa do 1º lugar do Grupo B em Split, já que o Brasil venceu por 83 x 57 a Tunísia ontem, e provavelmente os europeus deverão passar pelos tunisianos na próxima quinta-feira (1), ás 15:00, na última rodada do grupo. Com a classificação praticamente garantida a semifinal do torneio Petrovic quer “esconder as cartas” nesse confronto decisivo.
“Não vou mudar a tática para enfrentar a Croácia nesse primeiro jogo. Óbvio que queremos ganhar, mas quero esconder as cartas, alguns matchups. Quero ganhar, mas sem usar matchups que penso que são favoráveis para a gente. Já tenho alguns deles na minha cabeça”, disse Aleksandar Petrovic.
Petrovic não quer revelar as suas táticas para o duelo contra a Croácia, pois pensa em um possível reencontro com os croatas na decisão do Grupo B, no dia 4 de julho, jogando em casa a equipe europeia é a grande favorita a única vaga em disputa em Split.
“Vou entrar para ganhar. Sei o que temos que fazer e vou jogar para ganhar. Vou evitar algumas coisas, esconder outras, porque sei que a Croácia pode ser minha adversária na decisão do Pré-Olímpico de Split e preciso saber preparar meu time para esse momento. A vitória contra a Tunísia nos permite isso’, afirmou o treinador.
O técnico, revelou que fará mudanças na equipe titular para a partida, terá como objetivo conter o armador Bojan Bogdanovic, principal jogador croata, para isso adiantou que o armador Georginho, que não teve nenhum minuto em quadra na partida contra os africanos jogará hoje.
“Não é esconder o jogo. Vou priorizar o nosso time e vou evitar algumas coisas que sei que podem ser úteis numa fase mais adiante, tanto na defesa como no ataque. Para não falarem que estou escondendo tudo, eu vou avisar agora. Georginho será titular na partida contra a Croácia”, finalizou Petrovic.
Em 2016, nas Olimpíadas do Rio, Bojan Bogdanovic, foi o carrasco da seleção brasileira, anotando 33 pontos na vitória dos croatas por 80 x 76, praticamente eliminando o Brasil dos Jogos, hoje o armador joga no Utah Jazz, na época Petrovic era o técnico da Croácia.
No Pré-Olímpico em Split, temos seis seleções divididas em Grupo A – Alemanha, Rússia e México e Grupo B -Brasil, Croácia e Tunísia. Os dois primeiros de cada grupo avançam à semifinal, onde teremos 1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ºA, os vencedores vão para disputa da vaga ao jogos olímpicos de Tóquio 2020.
Vencendo a Croácia, o Brasil se garantirá em 1º pelo Grupo B no Pré-Olímpico de Split, caso os donos da casa vençam a seleção brasileira aguardará o resultado de Croácia x Tunísia no fechamento do grupo, pela boa vitória frente aos africanos a equipe de Petrovic deverá estar nas semifinais mesmo perdendo para os croatas.
Além de Split, o Pré-Olímpico de Basquete Masculino conta com outras sedes: Canadá (Victoria), Lituânia (Kaunas) e Sérvia (Belgrado), que desde o dia 29 de junho é disputado por 24 seleções e se encerrará em 4 de julho, apenas quatro equipes (melhores de cada sede) estarão em Tóquio 2020, veja abaixo os outros grupos do torneio.
Canadá (Victoria)
Grupo A: Grécia, China e Canadá
Grupo B: Uruguai, República Tcheca e Turquia
Sérvia (Belgrado)
Grupo A: República Dominicana, Filipinas e Sérvia
Grupo B: Porto Rico, Itália e Senegal
Lituânia (Kaunas)
Grupo A: Lituânia, Coreia do Sul e Venezuela
Grupo B: Polônia, Eslovênia e Angola
Jogos Olímpicos – Tóquio 2020
Grupo A: Irã, França, Estados Unidos, vencedor do Pré-Olímpico do Canadá
Grupo B: Austrália, vencedor do Pré-Olímpico da Croácia, vencedor do Pré-Olímpico da Sérvia, Nigéria
Grupo C: Argentina, Japão, Espanha, vencedor do Pré-Olímpico da Lituânia
Todas as sedes do Pré-Olímpico de Basquete Masculino, serão disputadas pela mesma forma de disputa com 1ª fase (29/6 a 01/07), semifinais (03/07) e final (04/07), o Brasil se classificando para as Olímpiadas cairá no grupo B com Austrália, vencedor do Pré-Olímpico da Sérvia e Nigéria. A SporTV2 transmitirá todos os jogos que serão realizados em Split na Croácia, na 1ª fase ás 11:30 e ás 15:00, nas semifinais ás 9:30 e ás 13:00 e na final ás 14:30.