Herói, Morata superou até ameaças para classificar a Espanha na Euro
Depois de memes, críticas e até ameaças, atacante espanhol fez o primeiro gol da Fúria na prorrogação nas oitavas da Eurocopa
Uma das grandes belezas do futebol é a sua capacidade de criar grandes histórias. A mais nova da vez é a da Espanha, e o seu herói é ninguém menos que Álvaro Morata.
O centroavante da Juventus nunca foi uma unanimidade, mas sua imagem perante a torcida se deteriorou muito na Eurocopa 2020.
Autor de apenas um gol na fase de grupos, Morata foi duramente criticado pelas oportunidades perdidas e pelo pênalti desperdiçado contra a Eslováquia. Na partida contra a Polônia, chegou a ser vaiado, enquanto memes sobre seu baixo aproveitamento nas finalizações pipocavam até entre internautas brasileiros.
Espanha no ataque // Tocou pro Morata pic.twitter.com/UCs7jjEnEl
— Zona de Clubismo (@zonadeclubismo) June 19, 2021
Até aí, nada fora do normal no futebol. O problema foram as ameaças que o atacante recebeu, que incluíam, pasmem, até seus filhos nas mensagens. O jogador disse depois que chegou a ficar sem dormir, temoroso por seus familiares.
Mas, como falamos, esse esporte é capaz de criar heróis e histórias. No jogaço entre Espanha e Croácia, válido pelas oitavas da Eurocopa 2020, o camisa nove respondeu a tudo e a todos e foi decisivo.
Já na prorrogação, arrancada pelos croatas com um empate em 3 a 3 nos acréscimos do segundo tempo, Morata apareceu na área para fazer o 4 a 3, que acabou com o ânimo dos adversários e abriu o caminho para o quinto gol, de Oyarzabal, nos minutos seguintes.
O gol não foi o único responsável nem exime o centroavante das críticas pelas más atuações na primeira fase — nem quanto ao gol perdido logo antes do primeiro gol da Croácia —, mas foi sim, decisivo. E certamente especial para o espanhol.
LEIA MAIS
Euro: em jogão, Espanha vence a Croácia na prorrogação e avança
Jogão da Espanha foi o segundo com mais gols da história da Euro
Recorde de gols contra na Euro sobe e iguala soma de todas as edições