PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Esportes Olímpicos Olimpíadas de Tóquio: Quais esportes vão ser disputados pela primeira vez?

Olimpíadas de Tóquio: Quais esportes vão ser disputados pela primeira vez?

Kata (forma, em japonês): Os esportistas irão se exibir para os adversários com uma série de golpes, chutes e socos. Sete juízes vão avaliar ritmo, velocidade, força e equilíbrio na apresentação.

Rafael Alves
Jornalista formado em 2022 pela Universidade Cruzeiro do Sul. Produtor de conteúdo para internet desde 2017, iniciou no Torcedores em 2018 e cobriu uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas. Atua também nas áreas de Fórmula 1 e Valorant.

Com Gabriel Medina e Ítalo Ferreira entre os masculinos, o surfe aparece com possíveis medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão a menos de um mês para começarem. Considerado por muitos o maior evento esportivo, ao lado da Copa do Mundo, a competição terá algumas mudanças nesta edição por conta da pandemia da Covid-19. Os estádios, por exemplo, não poderão estar lotados para os confrontos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porém, essa não será a única novidade da Olimpíada 2020 (adiada para 2021 por conta da pandemia). Oito novas modalidades esportivas foram adicionadas nesta edição dos jogos: SurfeBeisebolSoftbolBMX FreestyleBasquete 3×3Caratê, Escalada Esportiva e Skate. Juntando todas as disputas, serão nove medalhas de ouro a mais para o Brasil tentar conquistar.

Das novas modalidades dos Jogos Olímpicos, apenas quatro nunca participaram: Caratê, surfe, skate e escalada esportiva. Beisebol e Softbol retornam após 13 anos, quando estiveram na Olímpiada de Pequim, em 2008.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vejas as modalidades que vão estrear nos Jogos Olímpicos de Tóquio

CARATÊ

Terceiro esporte que segue o sistema de faixas a participar das Olímpiadas, assim com judô e taekwondo, o caratê estreia na região onde “nasceu”. Vale ressaltar que não terá nenhum atleta brasileiro na modalidade. Entretanto, serão duas categorias valendo medalha:

Kumite (lutando com as mãos, em tradução do japonês no literal): assim como Taekwondo e Judô, será uma luta entre dois adversário. Cada golpe acumula pontos de 1 a 3, sendo divididos por três subcategorias.

ESCALADA ESPORTIVA

Esta é uma das modalidades mais desafiadoras dos Jogos Olímpicos, mas também não terá brasileiros na disputa pelas medalhas de ouro. Com paredes com mais de 15 metros de altura, a escalada esportiva une força, flexibilidade, força, saltos e técnica em três categorias:

PUBLICIDADE

Speed: Prova de escalada em velocidade na vertical. O mais rápido vence. Cada disputa chega a demorar de 5 a 8 segundos.

PUBLICIDADE

Bouldering: Esta simula a escalada em pequenas rochas. As paredes têm até 4,5 metros e as baterias podem demorar até 4 minutos. Quem tiver mais paredes em menos tentativas e em menor tempo será o vencedor.

Lead: A última categoria será com rochas grandes e cada atleta terá apenas uma chance e seis minutos para chegar ao topo. Ganha quem não cair e chegar mais rapidamente ao topo.

SKATE

Mais reconhecido como hobby, o skate se tornou modalidade olímpica e tem brasileiros como favoritos. Letícia Bufoni, Kelvin Hoefler, Luiz Francisco e Rayssa Leal (de apenas 12 anos de idade) são os principais dos 12 skatistas brasileiros nos Jogos Olímpicos. Veja as categorias:

Street: Simula uma rua, com obstáculos formados por rampas, escadas, corrimãos, bancos e paredes. Cada manobra conta ponto e ganha quem for o maior pontuador.

PUBLICIDADE

Park: Skatistas entram dentro de uma “piscina” sem água, um de cada vez, com direito a três tentativas para conseguir a maior pontuação com manobras.

SURFE

Outra modalidade com muitos brasileiros em destaque, o Surfe é promessa de medalhas com Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, no masculino, e Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima, no feminino. Cada bateria terá a duração de 30 minutos e será disputada por quatro ou cinco atletas ao mesmo tempo. Vale destacar que são 20 homens e 20 mulheres classificados para as Olimpíadas.

Better Collective