Locatelli fez dois e Immobile fechou a conta em Roma
A Itália venceu a Suíça por 3 a 0 no jogo desta quarta-feira (16), válido pela segunda rodada do grupo A da Eurocopa 2020. A Azzurra comandou as ações desde o começo e contou com a movimentação e inspiração de Manuel Locatelli para superar a defesa suíça. O volante de 23 anos, que atua na Sassuolo, fez os dois primeiros gols da partida. O atacante Ciro Immobile fechou a conta no finalzinho.
A vitória não só manteve a seleção italiana na liderança do grupo como a garantiu nas oitavas de final. A seleção suíça, por sua vez, se complicou e precisa de uma combinação de resultados na próxima rodada para avançar no torneio.
O próximo compromisso da seleção italiana é diante de País de Gales, no domingo (20), as 10h. Um empate já garante a Azzura na primeira colocação do grupo. Na mesma data e hora, a Suíça enfrenta a eliminada Turquia precisando de uma vitória, com uma grande vantagem, para se manter com mínimas chances de classificação para as oitavas.
Os gols de Itália x Suíça
Os dois gols da partida foram marcados por Locatelli. O primeiro foi aos 25 minutos do primeiro tempo. O volante iniciou um contra-ataque com um lançamento que encontrou Berardi na direita. Ele mesmo concluiu a jogada, arrancando do meio do meio de campo para receber o cruzamento rasteiro do seu companheiro de Sassuolo e só empurrar para as redes.
O segundo saiu aos 6 minutos do segundo tempo, após mais um contra-ataque puxado por Berardi pela direita. A jogada não foi tão veloz quanto o primeiro gol, mas a troca de passes entre Di Lorenzo e Barella encontrou Locatelli livre na entrada da área, que bateu firme no canto esquerdo do goleiro Sommer.
O terceiro saiu no finalzinho. Após falha na saída de bola da defesa suíça, a bola ficou com Ciro Immobile na entrada da área, que chutou forte no cantou e fechou a conta no Estádio Olímpico de Roma.
O primeiro tempo de Itália x Suíça
Pressionada pelo empate na primeira rodada, a Suíça até tentou começar com uma postura proativa. Com cinco minutos, porém, a Itália tomou as rédeas do confronto. Compacta e buscando os jogos pelos lados, a Azzura teve a primeira oportunidade após uma troca de passes encontrar Spinazzola na esquerda. O lateral levou para o fundo e conseguiu encontrar Immobile no alto, mas o atacante da Lazio cabeceou para fora.
Com 18 minutos, a seleção italiana já controlava completamente o jogo, sitiando o campo de ataque. No primeiro escanteio conquistado, Insigne cruzou e Chiellini pegou o rebote da bola que ele mesmo disputou no alto. De cara com o goleiro, estufou as redes. O gol, no entanto, acabou anulado após o VAR acusar um toque de mão do zagueiro no momento da primeira disputa da bola.
O azar de Chiellini não acabou ali. Com apenas 24 minutos, o zagueiro sentiu uma lesão na coxa e foi substituído por Acerbi.
Os italianos, porém, não sentiram a ausência do capitão. Muito pelo contrário: um minuto depois, abriram o placar com Locatelli. O volante da Sassuolo virou uma bola longa para Berardi na direita, que conduziu, invadiu a área e encontrou o próprio Locatelli livre para empurrar a bola para o gol.
Quite a special 1-2 between Locatelli and Berardi https://t.co/csk3t8paF4
— G (@arrywinks) June 16, 2021
Os minutos seguintes foram de uma Suíça buscando trocar passes. A ideia era claramente abaixar a temperatura do jogo e ocupar um pouco mais o campo de ataque. A Itália, esperta, se fez de desentendida e quase pegou os adversários desprevenidos.
Em contra-ataque muito veloz aos 32, Immobile escapou pela esquerda e foi travado antes de conseguir chutar. No rebote, Insigne quase encobriu o goleiro Sommer.
Na tentativa de responder, os suíços se lançaram à frente e ofereceram mais um contra-ataque italiano. Aos 36, Spinazzola recebeu novamente pela esquerda e, sem ser incomodado, levou a bola até bem perto do goleiro, na pequena área. De biquinho, porém, jogou para fora, com a bola passando rente à trave direita.
Passados 41 minutos, a Azzura já tinha retomado a posse de bola. Impondo o ritmo com passes curtos e buscando muito o corredor esquerdo, teve outra oportunidade nos pés de Immobile, que recebeu nas costas da defesa e, quase sem ângulo, conseguiu finalizar e dar algum trabalho para Sommer.
O primeiro tempo terminou com a Suíça tentando incomodar um pouco mais, principalmente a partir da velocidade do ala Mbabu. Mas a defesa adversária conseguiu neutralizar sem muitos probelmas as estocadas do jogador do Wolfsburg. Ao apito do árbitro, foram 7 finalizações italianas contra apenas uma suíça, esta longe do alvo, ainda por cima.
O segundo tempo de Itália x Suíça
A Suíça voltou para o segundo tempo com Gavranovic no lugar de Seferovic, determinada a fazer a Itália provar do próprio veneno. Ao tentar ocupar o campo ofensivo, porém, ofereceu ainda mais espaço para o contra-ataque. E sofreu.
Após mais uma arrancada de Berardi pela direita, os italianos povoaram rapidamente o campo de ataque. Ainda pelo lado do campo, Di Lorenzo fez boa jogada com Barella, que girou e encontrou novamente Locatelli livre. O meia, dessa vez pegou firme de fora da área e mandou a bola para o canto esquerdo de Sommer, que só conseguiu assistir a bola entrando aos 6 minutos.
Barella – Locatelli: Bang 🔥
Just beautiful. pic.twitter.com/Vm2E5UiGlE
— Scott (@RakoTuke) June 16, 2021
O gol inflou a torcida italiana e encheu o time de confiança, que passou a trocar passes mais rapidamente, mas ainda bem agrupados. O treinador da Suíça, Vladmir Petković tentou responder com as entradas de Zuber e Widmer, desmontando o esquema com três zagueiros.
A mudança até energizou o time, que conseguiu uma finalização tímida com Shaqiri aos 15 minutos. Aos 18, a melhor oportunidade da equipe na partida, com Zuber aparecendo na ponta esquerda da área para bater em cima do goleiro Donarumma.
Do outro lado, a Itália seguiu ameaçando nos contra-ataques, especialmente com Berardi. O ponta-direita escapou no minuto seguinte ao lance de Zuber, invadiu a área e chutou por cima do travessão.
Para deixar o time menos penso pela direita e ainda preservar dois de seus melhores jogadores, Mancini acionou o atacante Chiesa e o zagueiro Rafael Tolói para os lugares de Berardi e Insigne.
A alteração deixou Immobile mais livre para se movimentar pelo ataque. Correndo nas costas da defesa pela esquerda, o centroavante recebeu bola longa de Bonucci aos 26 e chutou pra fora. Quatro minutos depois, o atacante fez um movimento muito similar e recebeu a bola enfiada de Chiesa, e chutou novamente para fora.
O jogo acalmou depois dos lances, mas sempre sob o controle da seleção italiana. O momento mais agitado até os 41 minutos se deu com a substituição de Locatelli. O jogador, claro, foi ovacionado pela torcida presente no Estádio Olímpico de Roma.
A Suíça também tinha pensado que o jogo já tinha dado tudo que tinha para dar, e vacilou feio. Aos 44 minutos, após uma saída errada de Ricardo Rodríguez, Immobile ficou com a bola na entrada da área, chutou forte no canto e enfim pode fazer o gol no campo que tantas vezes marcou pela Lazio. O placar final foi 3 a 0 para a Itália.
Immobile the 'Lazio player' ⚽️
🇮🇹 3 – 0 🇨🇭#ForzaAzzurri pic.twitter.com/xkZbOGnZpM
— Max Statman (@emaxstatman) June 16, 2021
Itália (4-3-3): Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini (Acerbi), Spinazzola; Barella (Pessina), Jorginho, Locatelli (Crystante); Berardi (Chiesa), Immobile e Insigne (Tolói). Técnico: Roberto Mancini.
Suíça (3-5-2): Sommer; Elvedi, Schär (Widmer), Akanji; Mbabu (Zuber), Freuler (Sow), Xhaka e Ricardo Rodríguez; Shaqiri (Vargas); Seferovic (Gavranovic) e Embolo. Técnico: Vladimir Petković.
Gols: Locatelli, aos 34′ do primeiro tempo e aos 6′ do segundo tempo; Immobile, aos 44′ do segundo tempo.
LEIA MAIS:
Bale isola pênalti, mas comanda vitória de Gales contra Turquia
Mbappé inferniza a Alemanha e tem golaço anulado em estreia na Euro