Holanda registrou um recorde histórico negativo em relação à falta de precisão e qualidade nas finalizações em sua eliminação da Euro 2020
Uma estatística marcante chamou atenção na eliminação da Holanda para a República Tcheca neste domingo (27), em jogo que terminou 2 a 0 e era válido pelas oitavas de final da Euro 2020.
Diversas fontes estatísticas registraram que a seleção da Holanda não chutou nenhuma vez no alvo durante o jogo inteiro. Foram seis finalizações para a fora nos 90 minutos.
0 – For the first time since all Euro and World Cup games are analysed (1980), the Netherlands have failed to record a single shot on target in a tournament game. Extinguished. #NED #CZE #NEDCZE #Euro2020 pic.twitter.com/6nH4JdFRC9
— OptaJohan (@OptaJohan) June 27, 2021
De acordo com o instituto Opta, esta foi a primeira vez que a seleção holandesa não consegue chutar nenhuma vez na meta durante um jogo de seleções envolvendo Eurocopa ou Copa do Mundo.
Em outra estatística que chama atenção é o aproveitamento de apenas 71% passes certos dos 416 toques na bola dos holandeses, uma estatística que mostra o desempenho abaixo da média.
Por fim, outra estatística que confirma a fuga do padrão holandês foi a quantidade de cruzamentos. Foram 22 tentativas de bolas alçadas, com aproveitamento de apenas 9%.

Chutes da Holanda no jogo (Fonte: WhoScored)
Em quatro jogos disputados nesta Eurocopa, a Holanda marcou oito gols e sofreu quatro. O aproveitamento de passes certos ficou em 82.5%.
A seleção da República Tcheca aproveitou as chances que conseguiu encontrar para marcar seus gols e avançar às quartas de final da Euro 2020. Foram 12 finalizações, cinco no alvo e 48% de posse.
Com a vitória, os tchecos enfrentarão a Dinamarca em confronto das quartas de final que será realizado no próximo sábado, dia 3 de julho.