Brasil vai receber os jogos da Copa América deste ano diante de muitas críticas. Em 1918, evento foi adiado por conta da gripe espanhola
Após desistências de Colômbia e Argentina, que seriam as sedes da Copa América deste ano de 2021, o Brasil foi escolhido para receber a competição. E o governo aceitou o chamado da Conmebol, gerando uma enorme crise com imprensa, torcedores e políticos opositores, já que o país vive um péssimo momento na pandemia de Covid-19.
São mais de 465 mil mortes até o momento e um ritmo bastante lento de vacinação, com o número de casos e óbitos ainda em alta considerável.
Vale ressaltar que a competição deveria acontecer no ano passado, em 2020, mas foi adiada por conta do coronavírus.
Há mais de 100 anos, mais precisamente em 1918, o Brasil viveu uma situação parecida com a que estamos vivendo hoje. Naquela ocasião, o país – assim como o mundo todo – estava assolado na pandemia de gripe espanhola e deveria sediar a Copa América.
O governo, a princípio, não viu gravidade com a doença. Porém, poucos dias depois, em setembro daquele ano, decidiu adotar medidas preventivas e de restrição, como o isolamento social. As autoridades pediram para que as pessoas ficassem em suas casas, assim como acontece atualmente com o coronavírus.
Diante desse cenário, o Brasil desistiu de sediar a Copa América em 1918, adiando a realização da competição para 1919. Todos os eventos esportivos por aqui foram suspensos.
Já em 1919, com os casos e mortes por gripe espanhola em queda, as medidas de prevenção foram sendo retiradas. O Campeonato Sul-Americano (nome usado anteriormente para a competição) aconteceu no mês de maio, com estádios lotados e muita festa.
No final das contas, a seleção brasileira sagrou-se campeã pela primeira vez na história, vencendo o Uruguai na grande final por 1 a 0 no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, gol marcado por Friedenreich.
A estimativa é que 50 milhões de pessoas morreram de gripe espanhola no mundo todo.
Outra doença e outro evento cancelado
Uma outra epidemia provocou cancelamento de um grande evento esportivo no Brasil. Em 1975, durante da Ditadura Militar, os Jogos Pan-Americanos não aconteceram no país, que vivia um surto de meningite. A pior crise da doença na história.
O governo decretou a suspensão das aulas nas escolas e suspendeu todos os eventos esportivos. O Pan de 1975 deveria acontecer na cidade de São Paulo, o epicentro da doença, mas o evento foi transferido para a Cidade do México.
E MAIS
+ Empresário indica futuro de Pedrinho e lamenta falta de chances no Benfica: “Decepcionado”
+ Atlético-MG pode faturar milhões com Emerson no Barcelona; confira
+ Mercado da Bola: Galo acerta saída de jovem para clube brasileiro