Futebol: Para qual time o Papa Francisco torce?
Papa Francisco ocupa a posição mais alta da Igreja Católica desde 2013
Papa Francisco ocupa a posição mais alta da Igreja Católica desde 2013
Argentino e fã de futebol, o Papa Francisco, em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, falou sobre um encontro que teve com Diego Maradona em 2014, chamando o jogador até de ‘poeta’:
“No campo ele foi um poeta, um grande campeão que deu alegria a milhões de pessoas, tanto na Argentina como em Nápoles. Ele também era um homem muito frágil”, disse o Papa.
Além disso, quando o ídolo argentino faleceu, Papa Francisco relembrou a conquista da Copa do Mundo em 1986, onde a presença do jogador foi essencial. E também afirmou que, quando jovem, jogava como goleiro.
“Nessa posição, é preciso estar preparado para responder aos perigos que podem surgir, que vêm de todos os lugares”, afirmou o Papa Francisco.
Torcedor fanático do San Lorenzo, time argentino, o pontífice acompanhar futebol e, quando criança, foi ao estádio El Gasómetro – primeiro estádio do clube, acompanhar a equipe.
Antes do início da Copa do Mundo de 2018, o Papa Francisco se manifestou nas redes sociais:
Envio uma saudação cordial aos jogadores e àqueles que acompanharão o Campeonato Mundial de Futebol, que começa hoje na Rússia. Espero que este evento esportivo seja uma oportunidade válida de encontro e de fraternidade.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) June 14, 2018
Mesmo torcendo para o San Lorenzo, o Papa recebeu de presente carteirinha de sócio e uma camisa do Boca Juniors.
Un orgullo saber que el Papa Francisco ya tiene su carnet de Boca y recibir la camiseta con su firma. Con José del Corral, presidente de Scholas Occurrentes, avanzamos un convenio en el que el club será socio estratégico en todo el país para los proyectos de la red de escuelas. pic.twitter.com/fcjSB0aH46
— Jorge Amor Ameal (@AmealJorgeAmor) December 14, 2020
Além disso, o Papa Francisco protagonizou uma cena memorável, perguntando para uma jovem brasileira se ela preferia o Pelé ou o Maradona. A situação gerou muitas risadas e deixou o ambiente bem descontraído, confira:
“Como fazer as crianças felizes? Como reunir as crianças de bairros pobres e abandonados? Dê uma bola de futebol e elas irão correndo. A bola é uma atração”, disse o pontífice, em 2019, em audiência no Vaticano.
Leia mais:
Lucas Piton ‘ganha bênção’ de Papa Francisco em camisa do Corinthians; veja o vídeo
Sócios-torcedores entregam camisa do Fortaleza ao Papa Francisco
Papa Francisco: “Quer fazer uma criança feliz? Dê uma bola de futebol”
Papa Francisco reafirma seu amor pelo futebol: “É o esporte mais belo do mundo”
Papa Francisco responde se é pecado ou não chamar Messi de deus