Inglaterra conseguiu superar a seleção da Alemanha com mais um gol de Sterling e o primeiro de Harry Kane para 50 mil pessoas no Wembley
Inglaterra 2-0 Alemanha UEFA Euro 2020 - Oitavas de Final
Jogando diante de 40 mil torcedores no Wembley, a Inglaterra conseguiu avançar às quartas de final da Euro 2020 ao vencer a Alemanha por 2 a 0 nesta quarta-feira (29).
O primeiro tempo foi movimentado, equilibrado e cheio de alternâncias, com as duas seleções acumulando a mesma quantidade de finalizações no alvo (2).
A segunda etapa começou com susto para os ingleses com uma pressão alemã nos minutos iniciais, mas no jogo tático, a intensidade acabou caindo. Quando o jogo estava travado, Sterling destravou ao marcar o gol da Inglaterra já na reta final do jogo.
Poucos minutos depois, a Alemanha teve a chance de ouro para empatar, mas Thomas Muller desperdiçou. Mas quando a Inglaterra teve sua grande segunda chance, aproveitou. Harry Kane foi às redes e encaminhou a vaga inglesa, encerrando a passagem de Joachim Low na seleção da Alemanha
Nas quartas de final, a Inglaterra enfrentará o vencedor do confronto entre Suécia e Ucrânia, que será disputado a partir das 16h.
Primeiro tempo
A seleção da Alemanha começou trocando mais passes e tendo maior controle da posse no início de jogo com a Inglaterra se defendendo com três zagueiros e linha de cinco jogadores.
Tivemos a primeira grande jogada aos 5′ com Goretzka acertando um chute de longa distância com o pé direito buscando o canto esquerdo do goleiro Pickford que defendeu firme e evitou maior perigo.
Aos 7′, Goretzka novamente estava bem posicionado e avançou na direção da área, mas foi derrubado pelo volante Rice que tomou cartão amarelo. Na cobrança, Kai Havertz foi bloqueado.
Os ingleses começaram a equilibrar mais o jogo. Aos 11′, Luke Shaw encontrou duas oportunidades de encontrar um atacante na área mas Die Mannschaft interceptou duas vezes.
Começando a ficar mais solta em campo, os ingleses assustaram o goleiro Neuer na primeira finalização. Aos 15′, Sterling recebeu na intermediária e cortou para o meio, batendo muito firme e parando no goleiro alemão que espalmou após bola trabalhada com Rice e Stones.
Dois minutos depois, Trippier foi o responsável pela tentativa do chute pelo lado direito. Maguire estava sem marcação mas não conseguiu chegar antes da defesa de Neuer. A Inglaterra já estava rodando mais a bola no campo de ataque, assumindo o protagonismo dentro de campo.
Em nova oportunidade de falta cedida após empurrão de Ginter em Sterling (quando a bola chegava em Luke Shaw), a Inglaterra chegou perto do gol com Trippier cobrando buscando Maguire de cabeça, mas a bola acabou saindo.
Depois de sofrer com a pressão inglesa, a Alemanha voltou a incomodar os adversários em duas boas jogadas de perigo. Aos 32′, Kimmich cruzou do lado esquerdo e Gosen estava pronto para finalizar mas Pickford defendeu firme. Porém, na rápida tomada de bola, Havertz fez a enfiada pra Werner bater cruzado com mais perigo, mas Pickford defendeu novamente.
A reta final do primeiro tempo ficou marcada por oportunidades para a seleção da Inglaterra. Aos 41′, Phillips avançou bem e tentou passe longo buscando Kane mas a bola ficou mais perto do goleiro Neuer que defendeu.
Logo em seguida, Maguire apareceu novamente como homem de criação e entregou nos pés de Kane que driblou a marcação e acabou sendo derrubado por Goretzka. Na cobrança da falta, Trippier parou na barreira.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, os ingleses quase abriram o placar no erro da saída adversária. Ginter teve a bola roubada por Sterling que invadiu e deixou para Kane completar na pequena área, mas o capitão não conseguiu finalizar e foi cortado por Hummels na hora exata.
Segundo tempo
A seleção da Alemanha iniciou a segunda etapa com mais controle da bola e demorou pouco para incomodar os ingleses. Logo aos quatro minutos, Gosens cruzou no lado esquerdo. Muller não alcançou, mas Kai Hvertz chegou pegando de voleio e exigiu reflexo do goleiro Pickford para fazer a defesa.
Os ingleses baixaram consideravelmente as linhas de marcação para o campo defensivo e facilitaram a construção de jogada dos alemães que tentavam utilizar Toni Kroos como armador.
Em rara oportunidade de contra-ataque, a seleção inglesa parou na boa transição alemã que funcionou quando exigida, aos 15′ do segundo tempo. Disparando desde o campo defensivo, Saka acabou parando no corte de Hummels e a bola ficou com Ginter.
O jogo estava perdendo intensidade no decorrer do segundo tempo. Percebendo isso, ambos técnicos resolveram fazer alterações ofensivas. Timo Werner saiu para a entrada de Serge Gnabry na Alemanha enquanto Bukayo Saka deixou o campo na Inglaterra para a entrada de Jack Grealish.
Quando as finalizações estavam escassas e o jogo sem ritmo, a Inglaterra incendiou o Wembley com a abertura do placar, aos 30′ do segundo tempo. Em jogada coletiva bem trabalhada pela esquerda, Sterling passou para Kane, que deixou para Grealish e tentou cruzar para Luke Shaw. Mas quem chegou no carrinho para completar foi Sterling, iniciando e terminando a jogada do gol.
Como esperado, a intensidade subiu novamente e mais espaços surgiram para ambas seleções. Porém, Sterling quase foi de herói à vilão em poucos minutos. Aos 36′, o atacante acabou errando o passe e tocou para Thomas Muller, que ficou no 1v1 contra o goleiro Pickford. Porém, o artilheiro alemão jogou para fora ao tentar o canto direito do gol.
O clima de nervosismo na seleção inglesa durou pouco, pois Harry Kane acabou espantando todo o azar e finalmente marcou seu gol pela seleção inglesa na Euro. Aos 41′, Gnabry perdeu no meio-campo, Shaw fez a roubada, Grealish foi acionado na esquerda e o cruzamento saiu na medida para Kane completar de cabeça e definir a vaga.
FICHA TÉCNICA
INGLATERRA 2-0 ALEMANHA
Data: 29/06/2021, 13:00
Estádio: Wembley
Árbitro: Danny Desmond Makkelie (Holanda)
Gols: 2T 30′ Sterling (Inglaterra); 2T 41′ Kane (Inglaterra)
Substituições – Inglaterra: Grealish (Saka); Henderson (Rice)
Substituições – Alemanha: Gnabry (Werner); Emre Can (Ginter); Sané (Gosens)
Inglaterra (3-4-2-1): Pickford; Maguire, Stones, Walker; Trippier, Phillips, D. Rice, Shaw; Saka, Sterling; Kane. Técnico: Gareth Southgate
Alemanha (3-4-2-1): Neuer; Ginter, Rudiger, Hummels; Kimmich, Goretzka, Kroos, R. Gosens; Havertz, Muller; Werner. Técnico: Joachim Low