Eurocopa: Dinamarca goleia e se classifica; Bélgica fica em 1º
Dinamarqueses fazem 4 na Rússia e encaram o País de Gales nas oitavas. Belgas furam a retranca finlandesa e aguardam adversário.
Dinamarqueses fazem 4 na Rússia e encaram o País de Gales nas oitavas. Belgas furam a retranca finlandesa e aguardam adversário.
Mais duas seleções definiram suas classificações para as oitavas de final da Eurocopa 2020. No grupo B, Béligica a venceu a Finlândia por 2 a 0 e ficou com a primeira colocação. Já a grande história ficou para a Dinamarca, que goleou a Rússia por 4 a 1, mesmo depois de perder as duas primeiras partidas, ficou com a segunda colocação.
Os nórdicos buscam manter o tom épico de sua campanha no próximo sábado (26), contra o País de Gales. Já De Bruyne, Lukaku e cia esperam um dos terceiro colocados dos grupos A, D, E e F. O confronto, de qualquer jeito, está marcado para o domingo (27).
A Finlândia ainda aguarda as definições dos demais grupos da Euro para saber da sua situação. A seleção nórdica compete por uma das quatro vagas destinadas aos melhores terceiro colocados. Até agora Suíça e Ucrânia, ambas com 3 pontos, são as seleções concorrentes.
Os jogos
Finlândia x Bélgica
O jogo entre Finlândia e Bélgica se desenrolou como esperado no primeiro tempo. Pelo menos nas posturas das equipes. Ainda que uma vitória os colocasse muito próximos de uma vaga, os finlandeses ficaram bem fechadinhos, com todo os 10 jogadores de linha entre o gol e a intermediárias defensiva.
Os belgas encararam a retranca adversária, mas demoraram para encontrar os espaços. Estes só começaram a aparecer a partir dos 30 minutos, principalmente nas chegadas do experiente Witsel e nas jogadas individuais do jovem Doku.
O atacante de 19 anos fez praticamente um duelo à parte com o goleiro Hradecky. Foram pelo menos quatro “embates” entre os dois na primeira etapa. Dá para dizer que o goleiro venceu, já que a partida foi para o intervalo com o placar zerado.
A Finlândia, fechadinha, só foi tentar surpreender no primeiro minuto da segunda etapa, com uma chegada pela esquerda que terminou com um chute travado do atacante Pukki. A Bélgica respondeu novamente com Doku e partida logo voltou à dinâmica inicial — inclusive o brilho de Hradecky, que aos 18 minutos fez milagre em chute de Hazard.
No minuto seguinte, porém, o goleirão não conseguiu salvar sua equipe de Lukaku, que recebeu sozinho na área, girou e tocou no canto. O VAR, no entanto, apontou o milimétrico impedimento do atacante da Inter de Milão.
Por ironia do destino, foi justamente a mão de Hradecky que foi decisiva no gol belga, que enfim abriu o placar, aos 29. De Bruyne cobrou escanteio, Vermaelen cabeceou e a bola bateu na trave direita antes de rebater na mão do goleiro e entrar.
O gol desmontou a concentração da retranca da Finlândia, que novamente não foi párea para Lukaku, que aos 36 novamente encontrou o gol. Dessa vez, legal e validado. O tento deu números finais à partida e encerrou a campanha 100% da Bélgica na fase de grupos da Eurocopa 2020.
Rússia x Dinamarca
Entre o “desespero” da Dinamarca e a tensão da Rússia, o outro jogo do grupo foi bastante equilibrado na primeira etapa. As estratégias de ambos eram bem claras: os russos chegavam em bolas esticas e alçadas na área, enquanto os dinamarqueses buscavam trocar passes e chutar de fora da área.
Apesar do parelho número de finalizações, foi o segundo plano o que deu mais certo nos 45 minutos iniciais. Primeiro com Hojberg, que aos 28 soltou uma bomba de fora da área e os suspiros da torcida; depois com um golaço de Damsgaaard, que aos 37 minutos deu uma bela finta no seu marcador e na sequência emendou um chute difícil, colocado, que foi no ângulo esquerdo do gol russo. O gol do atacante de 20 anos, inclusive, foi o primeiro marcado por um jogador nascido no século XXI na competição.
O segundo tempo começou com o mesmo equilíbrio do primeiro, com a diferença de uma postura mais proativa da Rússia, que caía para a última colocação com o resultado. Qualquer plano russo, no entanto, foi por água abaixo após uma falha bisonha na saída de bola resultar no atacante Poulsen, de frente para um gol sem goleiro, ampliar o placar.
Antes que os russos pudessem se desesperar, no entanto, Dyuba diminuiu o placar. O capitão cobrou com propriedade o duvidoso pênalti marcado sobre Sobolev. Só que então a Dinamáquina apareceu. Primeiro com o zagueiro Christensen, aos 34, que fez o terceiro com uma pancada de fora da área. Três minutos depois o ala Maehle fez no contra-ataque para enlouquecer a torcida em Copenhagem.
Classificação final do grupo C da Eurocopa 2020
- Bélgica: 9 pontos (3V, 5SG)
- Dinamarca: 3 pontos (1V, 2D, 1SG)
- Finlândia: 3 pontos (1V, 2D, -2SG)
- Rússia: 3 pontos (1V, 2D, -5SG,)
LEIA MAIS
Eurocopa: Áustria vence e se classifica; Holanda garante 1º lugar
Cristiano Ronaldo é “barrado” antes de jogo da Euro; assista
Jogando muito! Neymar participou de 10 gols nos últimos 5 jogos do Brasil
Não foi só Eriksen: jogadores que sofreram problemas cardíacos em campo