Em jogaço com virada e empate nos acréscimos, Morata e Oyarzabal fazem na prorrogação e colocam a Fúria nas quartas.
Em um dos grandes jogos da Eurocopa 2020, a Croácia bateu a Espanha na prorrogação e avançou às quartas-de-final. No tempo regulamentar, um movimentado placar por 3 a 3 que contou com gol contra bizarro e empate nos acréscimos do segundo tempo; na prorrogação
Em um dos grandes jogos da Eurocopa 2020, a Espanha bateu a Croácia na prorrogação e avançou às quartas-de-final. No tempo regulamentar, uma partida movimentada que contou com gol contra bizarro e empate nos acréscimos do segundo tempo; na prorrogação, o placar foi decidido ainda no primeiro tempo, terminando em 5 a 3 para a Fúria.
Os espanhóis saíram atrás do placar após gol contra bizarro protagonizado por Unai Simón, mas conseguiram a virada por 3 a 1. Ao final da partida, porém, os croatas empataram com gols aos 39 e aos 46. Na prorrogação, Morata e Oyarzabal fizeram ainda no primeiro tempo e deixaram o placar em 5 a 3.
A vitória significou o fim de uma marca preocupante para a Fúria. Desde a vitória na Euro 2012, quando sagrou-se campeã, a seleção não avançava para além das oitavas de final em grandes competições internacionais. Na Euro de 2016 e na Copa do Mundo de 2018, caiu justamente nessa fase. Na Copa de 2014, não passou da fase grupos.
Já para a Croácia a derrota acabou com uma invencibilidade de 8 meses e o grande golpe ao bom momento vivido desde o vice-campeonato da Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
A Espanha aguarda agora o vencedor de França x Suíça, disputado ainda hoje as 16h, na National Arena, em Bucareste, na Romênia. O confronto das quartas acontece no dia 2 de julho, em São Petesburgo, na Rússia.
Os gols de Croácia x Espanha
Os gols da Croácia na partida foram marcados por Pedri (contra), Orsic e Pasalic; os da Espanha foram feitos por Pablo Sarabia, Azpilicueta, Ferrán Torres. Na prorrogação, Morata e Oyarzabal fizeram para os espanhóis
O primeiro gol foi da Croácia. Ele saiu aos 20 do primeiro tempo e de maneira, digamos, inusitada. Em troca de passes despretensiosa na defesa espanhola, o meia Pedri tocou para o goleiro Unai Simón, que furou bisonhamente e deixou a bola chegar, mansa ao fundo das redes.
Já o gol da Espanha foi anotado por Pablo Sarabia. Ainda no primeiro, aos 37, após jogada pela esquerda, o meia pegou um rebote na entrada da área e acionou o Gaya pela esquerda novamente. O lateral bateu de primeira e, novamente no rebote, Sarabia mandou para o fundo das redes.
O gol da virada espanhola saiu aos 11 do segundo tempo. Após jogada pela esquerda, o ponta Ferrán Torres recebeu e, quase junto da linha de fundo, cruzou com precisão na pequena área. O lateral direito Azpilicueta surpreendeu os croatas e subiu rápido e, de cabeça, mandou para o fundo das redes.
A Espanha ampliou o placar aos 31 do segundo tempo. Logo após a retomada do jogo depois da pausa para hidratação, Ferrán Torres foi lançado pela direita. O ponta do Manchester City correu muito, ganhou de Gvardiol invadiu a pequena área e tocou de esquerda na saída do goleiro da Croácia.
Aos 39, os croatas conseguiram diminuir com Orsic que, após investida de Modric na área, aproveitou o rebote para mandar a bola para além da linha do gol. A bola até foi afastada pela zaga espanhola, mas o gol foi validado pela Tecnologia da Linha do Gol.
A maior emoção ficou para os últimos instantes. Após pressão da Croácia, Orsic recebeu pela esquerda e mandou a bola para a área. O meia Pasalic entrou voando na área e, de cabeça, empatou o placar e mandou o confronto para a prorrogação.
Na prorrogação, Morata desempatou aos 10 do primeiro tempo, completando na esquerda da área o cruzamento de Dani Olmo pela direita. Dois minutos depois, Olmo apareceu novamente com um cruzamento preciso, dessa vez para Oyarzabal, que ainda dominou antes de colocar a bola no canto direito.
Modric e Pedri batem recordes
Ao soar o apito inicial, recordes foram imediatamente batidos por um jogador de cada equipe. Modric, da Croácia, se tornou o jogador de seu país com mais aparições na Eurocopa, com 13. Já Pedri, da Espanha, se tornou, aos 18 anos e 215 dias, o mais jovem atleta a ser titular em uma partida da Euro.
Modric cumpre o 13.º jogo em Campeonatos da Europa: passa a ser o jogador da 🇭🇷Croácia com + jogos na competição
+ jogos pela Croácia no Campeonato da Europa:
13 Modric⬆🔝
12 Srna
11 Corluka
10 Rakitic
10 Perisic pic.twitter.com/TCGnZaOZ3E— Playmaker (@playmaker_PT) June 28, 2021
O gol contra bizarro da Espanha
Com vinte minutos do primeiro tempo, a partida produziu seu primeiro lance memorável. Só não foi muito bonito. Após despretensiosa troca de passes na defesa, a bola voltou para o goleiro Unai Simón que, mesmo sem pressão dos adversários, não conseguiu dominá-la e a deixou passar, mansa, pela linha do gol.
Ficha do jogo Croácia x Espanha
Croácia (4-3-3): Livakovic; Juranovic (Brekalo), Domagoj Vida, Caleta-Car e Gvardiol; Modric, Brozovic e Kovacic (Budmir); Nikola Vlasic (Pasalic), Petkovic (Kramaric) e Ante Rebic (Orsic). Técnico: Zlatko Dalic.
Espanha (4-3-3): Unai Simón; Azpilicueta, Eric García (Pau Torres), Laporte e José Gayà (Alba); Koke (Fabián Ruiz), Busquets (Rodri) e Pedri; Ferrán Torres (Oyarzabal), Morata e Pablo Sarabia (Dani Olmo). Técnico: Luis Enrique.
Gols: Pedri (Contra), 20′, 1T; Sarabia, 37′, 1T; Azpilicueta, 11′, 2T; Ferrán Torres, 31′, 2T; Orsic, 39′, 2T; Pasalic, 46′, 2T; Morata, 10′, 1T (P); Oyarzabal, 12′, T (P);
LEIA MAIS
Itália, CR7, Eriksen e gols contra: o resumo da fase de grupos da Euro
Cristiano Ronaldo é “barrado” antes de jogo da Euro; assista
Conheça a luta de um zagueiro da Eurocopa contra a homofobia