Eredivisie: Clubes racham com federação para criarem a Premier League holandesa
Eredivisie deve passar para mãos dos clubes depois de cisão
Eredivisie deve passar para mãos dos clubes depois de cisão
Depois de ser eliminada nas oitavas de final da Eurocopa e demtir Frank de Boer, a Holanda passa por uma revolução a nível de clubes. Foi noticiada nesta quarta-feira, 30, no Voetball Internacional e reproduzida no A Bola, a notícia de que 30 dos 34 clubes que competem nos torneios profissionais do país firmaram um acordo para rachar com a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) e formar uma nova liga de futebol nacional substituindo a Eredivisie.
Segundo a matéria, o projeto consiste em criar uma liga nos moldes da Premier League da Inglaterra com uma entidade específica para organizar o torneio, visando o aumento de receita na venda dos direitos de TV e captação de recursos de sites de apostas que possam se filiar à nova competição. Além disso, os clubes querem uma distribuição mais igualitária de dinheiro de premiação em competições europeias para elevar o nível médio do campeonato.
O periódico ainda diz que os principais líderes dessa nova liga são PSV Eindhoven e o AZ Alkmaar, enquanto Ajax e Feyenoord já se recusaram a participar do movimento.
Menno Geelen, dirigente do gigante de Amsterdã justificou a não participação do Ajax dizendo que: “Em nenhum país vemos os clubes obrigados a largar o dinheiro que ganham nas competições europeias. Não vamos ficar aqui vendo os outros ficarem com aquilo que nós ganhamos.”
Será que vingará a Premier League holandesa?
Fique ligado aqui no site Torcedores para saber tudo sobre o futebol no Brasil e em todo o mundo da bola!