Eliminatórias da Copa do Mundo: Como anda a briga por uma vaga na América do Sul
Brasil foi a única equipe a vencer seus dois jogos nessa Data-Fifa
Brasil foi a única equipe a vencer seus dois jogos nessa Data-Fifa
Depois de uma longa pausa por conta da pandemia do Covid-19, as Eliminatórias da Copa do Mundo voltaram a ser disputadas. E a rodada foi perfeita para o Brasil. Isso porque apenas a seleção Canarinho conseguiu vencer suas duas partidas. Com isso, a equipe de Tite segue com 100% de aproveitamento e já abre seis de vantagem para a Argentina. Por outro lado, a briga pelas outras vagas segue bem acirrada.
Nas Eliminatórias da América do Sul, quatro seleções garantem vaga para a próxima na Copa do Mundo. Já o quinto colocado disputa a repescagem mundial.
Confira o desempenho das seleções nas duas últimas rodadas das Eliminatórias
Brasil
Única seleção a vencer seus dois jogos, ambos pelo placar de 2 x 0. Vitória tranquila contra o Equador e em seguida o fim de um tabu de 35 anos contra o Paraguai deixam a equipe comandada por Tite na liderança das Eliminatórias sul-americanas. Seleção brasileira deve garantir sua vaga com várias rodadas de antecedência.
Argentina
A equipe de Messi empatou suas partidas com Chile (1 x 1) e Colômbia (2 x 2), mas foi beneficiada por tropeços dos rivais. O resultado que mais chama atenção foi o segundo empate, fora de casa. Isso porque a Argentina estava vencendo por 2 a 0, mas acabou deixando a vitória escapar nos acréscimos.
Equador
Rodadas para esquecer. A seleção equatoriana tem o segundo melhor ataque das Eliminatórias, com 14 gols, atrás apenas do Brasil. Mas a seleção foi derrota pelo Brasil, conforme já citado e também pela seleção peruana, pelo placar de 2 x 1. Com isso, o Equador viu seus rivais se aproximarem na tabela de classificação.
Uruguai
Outra seleção que não conseguiu vencer nessa Data-Fifa. Empates sem gols contra Paraguai e Chile evitaram que os uruguaios conseguissem terminar essa rodada dupla das Eliminatórias pelo menos entre os três primeiros. Mas é importante lembra que houve um gol mal anulado no duelo contra os paraguaios. Inclusive, essa partida fez com que a Conmebol afastasse a equipe responsável pelo VAR por tempo indeterminado.
Colômbia
A vitória fora de casa contra o Peru (3 x 0) e o empate conquistado contra seleção da Argentina fizeram com que a equipe assumisse a quinta posição, com o mesmo número de pontos do Uruguai, mas atrás no saldo de gols.
Paraguai
Os paraguaios iniciaram a rodada dupla das Eliminatórias com a terceira melhor defesa da competição, atrás apenas do Brasil e da Argentina. Mas a equipe segue com apenas uma vitória e perdeu sua invencibilidade ao ser derrotada pelo Brasil. Dessa forma, a seleção termina a Data-Fifa fora da zona de classificação para a Copa do Mundo.
Chile
Outra equipe que acumula empates nessas Eliminatórias. Além do já citado empate contra a Argentina, a equipe também não conseguiu vencer a Bolívia em casa (1 x 1). Dessa forma, os chilenos também perderam a oportunidade de entrar no bloco de classificação para a Copa do Mundo.
Bolívia
Conseguiu sua primeira vitória nas Eliminatórias, ao vencer a Venezuela pelo placar de 3 x 1. Com o já citado empate contra o Chile, os bolivianos diminuíram a diferença para os primeiros colocados.
Venezuela
Na penúltima posição, os venezuelanos terminam a rodada dupla com o pior ataque da competição, apenas três gols marcados. Dessa forma fica claro porque a equipe não está entre os primeiros colocados.
Peru
Apesar de ocupar a última posição das Eliminatórias, os peruanos conseguiram uma importante vitória fora de casa contra o Equador, conforme já citado. Com isso a seleção finalmente conseguiu sua primeira vitória. A esperança para seus torcedores é que esse desempenho se repita na próxima Data-Fifa.
Classificação Eliminatórias da Copa do Mundo
- Brasil – 18 pontos
- Argentina – 12 pontos
- Equador – 9 pontos
- Uruguai – 8 pontos
- Colômbia – 8 pontos
- Paraguai – 7 pontos
- Chile – 6 pontos
- Bolívia – 5 pontos
- Venezuela – 4 pontos
- Peru – 4 pontos
LEIA MAIS:
Neymar iguala Zico e Romário na artilharia do Brasil nas Eliminatórias; veja lista