Venda de Claudinho pode gerar lucro para o Corinthians; entenda
Atualmente no Red Bull Bragantino, o meia-atacante Claudinho tem seu nome especulado no mercado europeu
Após se destacar no Brasileirão, chegando inclusive até a seleção brasileira olímpica, Claudinho aparece com destaque no Mercado da Bola. Com a janela de transferências prestes a ser iniciada, o jogador do Red Bull Bragantino é um dos possíveis nomes que podem deixar o país em breve. E o Corinthians acompanha esse negócio de perto. Isso porque apesar de não ter mais nenhum percentual do atleta, o Timão pode ser beneficiado com uma possível venda do jogador do Massa Bruta.
O motivo seria por conta do Mecanismo de solidariedade da Fifa. Criado no início dos anos 2000, ele contempla que 5% do valor total de cada transferência seja dividido de forma proporcional para todos os clubes que o jogador defendeu até completar 23 anos. O valor é dividido baseado na idade que o atleta defendeu cada clube. Dessa forma, equipes que contaram com Claudinho dos 12 aos 15 anos teriam direito a 0,25 desse percentual por ano. Esse valor sobe para 0,5 por ano para as equipes onde ele atuou dos 16 aos 23 anos.
O meia teve seus direitos federativos vinculados ao Corinthians de 2015 até maio de 2017. Inclusive ele fez parte da equipe que venceu o Brasileirão em 2015, mesmo sem ter entrado em campo. Dessa forma, a equipe teria direito a pouco mais de 1,% do valor de uma venda. O rumor mais recente envolve o Zenit. Conforme apuração do UOL, o clube russo aumentou a proposta para 15 milhões de euros (cerca de R$ 93 milhões). Por isso, caso a venda seja concretizada nesses valores, o Timão teria direito a pouco mais de 150 mil euros (quase R$ 1 milhão de reais) por ser o clube formador.
LEIA MAIS:
Mercado da Bola: Clube sobe oferta e fica perto de fechar com Claudinho
Filho de Fagner expõe ameaças recebidas: “por que tanto ódio?”