Jesualdo Ferreira ficou apenas seis meses à frente do clube português
O Boavista anunciou neste domingo ter costurado um acordo amigável com o técnico Jesualdo Ferreira, que assumiu o time em dezembro de 2020. De acordo com o jornal “O Jogo”, ele foi substituído no comando técnico pelo português João Pedro Souza, ex-Famalicão.
Jesualdo Ferreira teve o trabalho interrompido após 25 partidas. Nesse ínterim, foram sete vitórias, sete empates, onze derrotas e teve 48% de aproveitamento. Além disso, o time marcou 29 gols e sofreu 34.
Apesar de ter livrado o Boavista do rebaixamento, o time em nenhum momento teve ‘fôlego’ para brigar por uma vaga na Liga Europa. A equipe axadrezada terminou a Liga NOS na 13ª colocação com 36 pontos.
Jesualdo Ferreira, porém, sofreu fortes críticas ao longo do seu trabalho e acabou demitido do Boavista pelo presidente do clube, Vítor Murta. Contudo, o treinador não deve ficar muito tempo desempregado. Afinal, ele tem mercado fora de Portugal.
Ao longo da carreira, o treinador acumulou passagens por clubes da Espanha, Grécia, Brasil, Marrocos, Egito e Qatar. Nesse ínterim, comandou o Málaga, Panathinaikos, Santos, FAR Rabat, Zamalek SC e Al-Sadd, onde é muito respeitado.
Em Portugal, só para exemplificar, Jesualdo Ferreira teve passagem de sucesso pelo Porto onde venceu o Campeonato Português (2006/2007, 2007/2008 e 2008/2009), a Taça de Portugal (2008/2009 e 2009/2010) e a Supertaça de Portugal (2009/2010).
O novo técnico
O angolano João Pedro Souza é o novo técnico do Boavista. Ele estava disponível no mercado após ser demitido do Famalicão ao longo da última temporada. O treinador chega ao clube após atuar como assistente técnico em time de Portugal, Inglaterra e Olympiacos.
Nesse ínterim, João Pedro Souza trabalhou como auxiliar de Marco Silva no Everton, Watford, Hull City, Olympiakos, Sporting, Estoril Praia e Braga. Vale lembrar que ele teve sua primeira experiência como treinador no Famalicão no ano passado.