Chapecoense fecha com Jair Ventura para sequência da temporada 2021
Contrato de Jair Ventura com o clube catarinense será válido até o fim do ano
Contrato de Jair Ventura com o clube catarinense será válido até o fim do ano
A Chapecoense acertou nessa segunda-feira a contratação de Jair Ventura para a disputa do Campeonato Brasileiro. O treinador substituirá Mozart Santos, que foi demitido na última semana após o time perder para o Avaí o título do Estadual.
A negociação ganhou força poucas horas após a diretoria do Verdão do Oeste Catarinense desistir da contratação de Luiz Felipe Scolari o convite em virtude de uma oferta do exterior. Afinal, o técnico do penta deve anunciar nos próximos dias seu retorno para o futebol asiático.
Jair Ventura é o terceiro técnico da Chapecoense neste ano. O primeiro foi Umberto Louzer, que trocou o clube pelo Sport. O segundo foi Mozart Santos, que não conseguiu fazer um trabalho convincente no curto período que ficou à frente do time.
Jair Ventura estava disponível no mercado desde abril quando foi demitido do Sport. A princípio, seu contrato com o Verdão do Oeste Catarinense vai até dezembro de 2021. Ele é aguardado nesta terça-feira em Chapecó junto com dois integrantes de sua comissão técnica.
A carreira de Jair Ventura
Nascido no Rio de Janeiro, Jair Zaksauskas Ribeiro Ventura iniciou a carreira de treinador no Botafogo. Entre 2009 e 2011, foi acumulou experiência como auxiliar de Ney Franco, Estevam Soares, Joel Santana e Caio Júnior. Posteriormente, comandou o time sub-20 alvinegro.
Cinco anos depois, Jair Ventura foi efetivado como técnico Botafogo onde comandou o time principal entre 2016 e 2017. Após deixar o clube da Estrela Solitária, ele passou por Santos, Corinthians e Sport.
Na temporada passada, só para exemplificar, Jair Ventura fez um trabalho considerado acima da média no rubro-negro pernambucano. Afinal, ele conseguiu manter o time na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse ínterim, foram 40 jogos, 13 vitórias, 8 derrotas e 19 derrotas.
Porém, o técnico teve o trabalho interrompido após o Sport ser eliminado precocemente da Copa do Nordeste. Além disso, o time não fez boa campanha no Estadual tendo tropeçado diante do Juazeirense e Santa Cruz.