Brasil goleou a Venezuela com gols de Neymar, Gabigol e Marquinhos em mais um jogo que a seleção comandada por Tite não tomou gols
O Brasil estreou na Copa América 2021 com vitória diante da Venezuela por 3 a 0 em jogo realizado neste domingo (13) no Estádio Mané Garrincha.
Marquinhos abriu o placar no primeiro tempo aproveitando a sobra na cobrança de escanteio e Neymar ampliou na segunda etapa cobrando pênalti. Fechando o placar, Gabigol marcou perto dos acréscimos.
A seleção brasileira de Tite dominou as ações da partida e praticamente não tomou conhecimento da Venezuela, que estava desfalcada por surto de Covid-19.
Foram mais de 15 finalizações para o Brasil com seis chutes no alvo e mais de 500 passes trocados, com aproveitamento de 89%. A Venezuela trocou menos de 350 passes.
Na próxima rodada do Grupo A, o Brasil enfrentará o Peru (17/06, 21h) e a Venezuela jogará contra a Colômbia (17/06, 18h).
Primeiro tempo
A seleção brasileira entrou com postura ofensiva diante de uma Venezuela extremamente desfalcada devido ao surto de coronavírus, que afastou mais de dez jogadores do elenco. Os venezuelanos entraram com linha de cinco jogadores na primeira linha e bem próximos
Controlando a posse desde o meio-campo, o Brasil chegou pela primeira vez aos sete minutos em cobrança de escanteio. Neymar cobrou fechado o escanteio, Richarlison desviou de cabeça e a bola quase chegou em Gabriel Jesus, que estava pronto para finalizar.
Aos nove minutos, outra grande jogada. Neymar fez a enfiada para Richarlison e o atacante finalizou com perna esquerda, parando no goleiro. Em cobrança de escanteio, Renan Lodi levantou na área e Éder Militão quase alcançou a bola.
Nas poucas tentativas de chegar ao ataque, a Venezuela construía bem com a bola ao chão desde a saída com o goleiro, mas a falta da qualidade técnica acabava decidindo contra os venezuelanos.
Em outra cobrança de escanteio para a seleção brasileira, a defesa afastou mas Danilo aproveitou o rebote e exigiu boa defesa do goleiro Graterol. Depois da insistência, o Brasil abriu o placar, aos 22 minutos.
Aproveitando mais uma jogada de bola parada, Neymar cobrou escanteio e a bola desviou no meio. Marquinhos dominou na pequena área e finalizou, marcando o primeiro gol para chegar ao terceiro gol na seleção.
Neymar quase ampliou aos 29 minutos ao finalizar rasteiro depois de grande jogada construída por Militão. A bola acabou saindo à direita do goleiro. Na jogada seguinte, o volante Moreno salvou a seleção venezuelana duas vezes nas tentativas de Gabriel Jesus e Paquetá.
Ainda no primeiro tempo, Richarlison finalizou por cima do goleiro e Moreno apareceu embaixo da trave para salvar a seleção venezuelana novamente, em jogada parada por impedimento.
Segundo tempo
No segundo tempo, Tite voltou com duas alterações: Renan Lodi e Lucas Paquetá saíram para as entradas de Everton Ribeiro e Alex Sandro. A seleção brasileira seguiu ofensiva.
Aos dois minutos, Richarlison se posicionou bem entre zagueiros no cruzamento de Neymar, mas acabou desperdiçando. Aos sete minutos, Gabriel Jesus tabelou com Éverton Ribeiro pela direita e cruzou rasteiro buscando Neymar na segunda trave, mas o desvio não foi suficiente.
Gabirel Jesus foi o responsável pela finalização aos 15′ com Richarlison recebendo no meio e tirando dos marcadores pela direita. A conclusão foi cruzada e a bola parou nos pés de González.
Contudo, o Brasil ampliaria a vantagem logo em seguida na jogada de Danilo pela direita da grande área, driblando Mago e sendo derrubado por Cumaná. O pênalti foi marcado e Neymar tirou do goleiro, acertando o canto esquerdo.
Depois disso, Gabigol entrou no lugar de Richarlison, mas foi Gabriel Jesus quem seguiu protagonista com mais uma chance que foi parada apenas na falta de Manzano perto da grande área.
Aos 37′, Neymar quase aplicou um golaço com arrancada espetacular na esquerda, tabelando com Gabigol para chegar na área e finalizar no canto esquerdo. Porém, a bola acabou saindo.
Para completar o bom resultado na estreia, o Brasil chegou ao terceiro gol. Aos 43 minutos, Neymar foi mais uma vez objetivo e chegou pela esquerda acionando Gabigol com total liberdade na grade área para concluir com a barriga.
A seleção venezuelana não conseguiu ameaçar no segundo tempo e o Brasil administrou o volume de jogo estando mais perto de marcar o terceiro.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 3-0 VENEZUELA
Data: 13/06/2021, 18:00
Estádio: Estádio Nacional Mane Garrincha
Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
Gols: 1T 23′ Marquinhos (Brasil); 2T 19′ Neymar (Brasil); 2T 43′ Gabigol (Brasil)
Substituições – Brasil: Éverton Ribeiro (L.Paquetá); Alex Sandro (R.Lodi); Gabriel Barbosa (Richarlison); Vinícius Júnior (Gabriel); Fabinho (Fred)
Substituições – Venezuela: Richard Celis (Manzano); Córdova (Aristeguieta); Edson Castillo (Casseres); Ronald Hernández (A.González)
Brasil (4-3-3): Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos, Renan Lodi; Lucas Paquetá, Casemiro, Fred; Gabriel Jesus, Richarlison, Neymar. Técnico: Tite
Venezuela (5-4-1): Joel Graterol; González, Mantía, Martínez, Mago, Cumana; José Martínez, Júnior Moreno, Manzano, Casseres; Aristeguieta. Técnico: Jose Peseiro.