Artilharia, experiência internacional e indicação de Jorge Jesus: conheça Rodrigo Pinho, novo reforço do Benfica
Rodrigo Pinho assinou contrato com o clube português até julho de 2026
Rodrigo Pinho assinou contrato com o clube português até julho de 2026
Antes de mais nada, o Benfica anunciou nesta quarta-feira a contratação do atacante Rodrigo Pingo, que defendeu o Marítimo por quatro anos. Ele é visto como um importante reforço para o setor que sofreu críticas na última temporada.
🎥 Rodrigo Pinho assinou contrato até 2026 e será apresentado amanhã à tarde, no Estádio da Luz!#DeTodosUm pic.twitter.com/vtJfmLRHzr
— SL Benfica (@SLBenfica) June 23, 2021
A princípio, o contrato é válido até julho de 2026. Vale destacar, que o Benfica não pagou pela contratação do atacante. Afinal, ele não renovou seu vínculo com o Marítimo. Há seis meses do fim, Rodrigo Pinho já tinha um pré-acordo com o clube encarnado.
Aos 30 anos, Rodrigo Pinho é considerado um dos principais atacantes em atividade no futebol português. Pelo Marítimo, só para exemplificar, o centroavante marcou 39 gols em 118 jogos entre 2017 e 2021.
Rodrigo Pinho é alvo antigo do Benfica
O técnico Jorge Jesus chegou ao Benfica em meados de 2020. E, como de costume, pediu várias contratações para reforçar o ataque. Dentre os nomes sugeridos, Rodrigo Pinho estava na lista apresentada pelo treinador.
Contudo, a negociação não foi à diante e a diretoria encarnada fechou a contratação do uruguaio Darwin Núñez, do Almería, da Espanha. À época, o centroavante também chegou a negociar com o Napoli, da Itália, mas acabou permanecendo no Marítimo.
Ex-técnicos aprovam ida para o Benfica
Apesar de já ter vestido a camisa do Bangu, Cabofriense e Madureira, Rodrigo Pinho é desconhecido no futebol carioca. Canhoto, o centroavante gosta de se movimentar e sair da área, além de ter boa velocidade, o que pode ser bom para as características do Benfica.
O Torcedores.com ouviu alguns treinadores que trabalharam com Rodrigo Pinho no futebol brasileiro. Segundo o técnico Cleimar Rocha, o atacante era mais um construtor do que um definidor quando atuou no Bangu, em 2013.
“O Rodrigo Pinho surgiu sendo um atleta com a característica do drible, que gostava de propor o jogo. Com o passar do tempo, ele foi desenvolvendo outras qualidades como o bom posicionamento dentro da área e a precisão na finalização. Além disso, tem habilidade para atuar em todas a funções do ataque. Por isso, acredito que ele tem tudo para dar certo no Benfica”, revelou o técnico.
Os seus melhores momentos no Rio de Janeiro foram atuando como um legítimo ‘camisa 9’ no Madureira. Segundo Antônio Carlos Roy, que o treinou no Tricolor Suburbano em 2017, Rodrigo Pinho tem os requisitos para ser um dos grandes atacantes da história do Benfica.
“Ele é um jogador muito inteligente, principalmente nos movimentos sem a bola, além de ser agressivo no ataque, colocando-se sempre dentro da área para buscar a finalização. O Rodrigo Pinho é um atacante que consegue espaço para chutar em gol mesmo com espaço reduzido”, explicou.
Estatísticas da temporada 2020/2021
Jogos: 21
Titular: 15
Minutos em campo: 1.507
Gols: 15
Passes: 64%
Lançamentos por jogo: 67%
Cruzamentos por jogo: 51%
Dribles: 58%
Disputa de bola aérea ofensiva: 64%
Disputa de bola aérea defensiva: 47%
Disputa de bola vencida: 46%