Pandemia é justificativa para Uefa aumentar elencos de seleções que disputarão o torneio, que começa em junho
A Euro 2020 terá uma novidade para os treinadores das seleções que forem disputar o torneio. A Uefa liberou o aumento da lista final de atletas a serem convocados para o torneio de 23 para 26 jogadores.
A decisão foi tomada e aprovada em reunião do Comitê Executivo da entidade. Para justificar tal mudança, a Uefa apontou os problemas causados pela pandemia do coronavírus para permitir que os elencos ganhem mais três jogadores em meio à possibilidade de casos positivos, quarentenas e impossibilidade de alguns atletas poderem ir para as sedes da competição, que será disputada em diversas cidades do continente.
O dia 1/6 é a data limite para que as seleções enviem suas listas finais de convocados para a disputa da Euro. Até a data da estreia, os times poderão, de acordo com a entidade, fazer quaisquer mudanças na lista de jogadores em caso de ‘lesão séria’ ou de doenças, como a Covid-19. Casos da doença em planteis poderão permitir que os jogadores chamados sejam cortados e substituídos por outros, desde que isto seja feito antes da primeira partida de cada equipe. A alteração pode ser feita com o aval da federação europeia e comprovação médica necessária.
Jogadores que forem cortados por estes motivos não poderão ser convocados. Apenas goleiros poderão ser substituídos durante o torneio, mesmo se houverem ainda opções a jogar. Também se aplicado às mesmas regras de substituições da lista de jogadores de linha,
A mudança serve apenas para a lista de convocados. Para as partidas da Euro, o número de relacionados seguirá sendo 23, com 12 atletas podendo se sentar ao banco de reservas.
LEIA MAIS