Treinador da seleção brasileira, Tite anunciou os 24 jogadores convocados para as duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo
A seleção brasileira anunciou nesta sexta-feira (14) a convocação de 24 jogadores que farão parte do elenco das duas próximas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Com Douglas Luiz podendo jogar apenas a segunda partida, já que está suspenso, o técnico Tite recebeu críticas nas redes sociais por ter chamado alguns jogadores que não estão em boa fase. Perguntado sobre o motivo da presença de Everton Ribeiro, que está mal no Flamengo, o comandante justificou e defendeu o atleta.
+ 8 jogadores que estão bem e ficaram de fora da convocação da Seleção
“A função que exerce o Everton Ribeiro não é a função do Neymar, ele é um articulador que pode jogar junto com o Neymar, outro jogador criativo, ele é mais arco, o Neymar é… não dá para comparar as duas. Ele é um jogador criador, criativo. A gente teve nos últimos três jogos da Seleção e ele foi muito bem, versátil em posições e funções que exerce, seja na posição que faz no Flamengo ou mais central. Ele está numa retomada, já esteve no melhor momento, mas a consistência e o desempenho na Seleção têm nos trazido a certeza do jogador de alto nível que ele é”, comentou Tite.
Everton Ribeiro e Gabigol foram os nomes do Flamengo que foram convocados por Tite. Além deles, o goleiro Weverton, do Palmeiras, foi o outro atleta do futebol brasileiro que foi chamado pelo técnico. Durante a entrevista coletiva, o treinador respondeu se há algum acordo para não desfalcar os times do país nas próximas convocações. Vale destacar que o trio não participará das duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro e dos jogos da próxima fase da Copa do Brasil.
“A seleção e essa capacidade que temos de conduzir nas melhores situações nos dão a grandeza de buscar em Eliminatórias e não dá para abrir mão de algumas circunstâncias. Em outra circunstância talvez a resposta fosse outra”, justificou Tite, que também falou sobre a lista da Copa América.
“Eu te confesso, é um compromisso meu, essa parte da pergunta da Copa América eu vou guardar e te responder quando chegar a Copa América. Não dá para antecipar etapas, competições, jogos… A responsabilidade está exclusivamente nesses dois jogos, claro que a gente vai ter bom senso, que ninguém aqui é insensível, mas sabendo que a seleção brasileira tem uma responsabilidade grande e estamos pensando nesses dois jogos inicialmente”, concluiu.
Confira outros trechos da entrevista de Tite sobre outros jogadores:
Fred, do Manchester United: “Pelo desempenho, alto nível que vem desenvolvendo no United. Equipe que é vice-campeã da Premier League, com desempenho em alto nível, pelo acompanhamento que a gente tem. A busca dele e o contato que tivemos comissão para saber dentro e fora de campo. Na função onde exerce em lado esquerdo em termos táticos, fase ofensiva e uma liberdade maio para Neymar, Alex Sandro, Lodi, faz essa transição com muita qualidade. Ponto de equilíbrio que ele faz muito bem.”
Daniel Alves, do São Paulo: “O Daniel Alves, assim como outros atletas, se encaixa nos pilares que temos: o alto nível, a longevidade da carreira do atleta, o bom momento no seu clube, e o histórico dentro da Seleção. Principalmente em jogos de Eliminatórias, é o aspecto físico e técnico em sua plenitude. A felicidade de ver o Daniel, jogando em alto nível, mais a liderança que ele tem.”
Thiago Silva, do Chelsea: “Eu não gosto muito da palavra se reinventar. Acredito que a gente se modela a situações diferentes. O Thiago já está inventado. Ele tem uma grande capacidade profissional, é um verdadeiro atleta, só ver os cuidados físicos que tem. A qualidade técnica para um zagueiro, as percepções, sobram. Isso junto com a conduta dele lhe permite jogar nesse alto nível que está.”
Lucas Veríssimo, do Benfica: “O que traz o Lucas é o grande aproveitamento dele na Libertadores e no Brasileiro, o Cesar Sampaio esteve na Vila Belmiro, conversou com o Cuca e o atleta, pudemos observá-lo, e também a sequência de trabalho dele no Benfica. Ele se adaptou rapidamente, vem jogando com três zagueiros, com linha de quatro, é um atleta com projeção dentro dos critérios que estamos buscando para a Seleção. Vemos ele com um grande crescimento e o trouxemos para observá-lo de perto em jogos que achamos que ele pode dar a resposta”, diz o auxiliar Cleber Xavier.