PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Outros Esportes Previsão: quais times podem melhorar ou piorar na temporada 2021 da NFL

Previsão: quais times podem melhorar ou piorar na temporada 2021 da NFL

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.

A previsão foi feita usando a expectativa de Pitágoras, que tem capacidade de prever o desempenho futuro dos times de acordo com a pontuação

Falta um pouco mais de três meses para o início da temporada da NFL. Aproveitando que já passou o momento mais agitado da offseason, com a free agency e o Draft, além do fato de a liga já ter anunciado o calendário completo, vamos fazer uma previsão de quem pode melhorar ou piorar em 2021.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas não é um método qualquer que será utilizado. Usaremos a “expectativa de Pitágoras” ou “expectativa pitagórica” para realizar os cálculos.

Antes de mostrar algumas dos times do futebol americano que podem evoluir ou regredir na próxima temporada, vamos apresentar a expectativa de Pitágoras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Expectativa de Pitágoras

A Pythagorean Expectation, ou expectativa pitagórica, é um cálculo criado pelo famoso estatístico de beisebol Bill James. Considerado um dos precursores dos analytics, James criou a fórmula para prever o número de vitórias dos times de acordo com as corridas anotadas e sofridas.

Para realizar o cálculo, a fórmula é bem simples:

Razão de vitórias = Corridas anotadas²/Corridas anotadas² + Corridas sofridas² (onde “/” significa dividido).

PUBLICIDADE

O número exato de triunfos é calculado a partir da multiplicação da razão de vitórias e o número de partidas disputadas.

PUBLICIDADE

No entanto, para adequar com a realidade, o expoente é alterado. Por exemplo: na MLB, o expoente é 1,83.

Engana-se quem pensa que essa matemática só pode ser feita no esporte passatempo dos americanos. A expectativa de Pitágoras também é usada no basquete e na NFL. No caso do futebol americano, o expoente é 2,37.

Portanto, a fórmula fica:

Razão de vitórias = Pontos marcados^2,37/Pontos marcados^2,37 + Pontos sofridos^2,37 (^ representa o expoente).

PUBLICIDADE

Como interpretar o resultado? É muito simples. Se o número de vitórias pitagóricas for menor que o número de vitórias que o time conquistou, isso significa que essa equipe está com sorte. Caso seja o oposto, isto é, a quantidade de vitórias esperadas for maior, quer dizer que o time está com azar. Então, se o time está com “sorte” em algum momento da temporada, ele pode cair, enquanto um que é “azarado”, pode crescer e melhorar. E esse mesmo fenômeno pode acontecer de um ano para o outro.

Agora que foi explicado como funciona a expectativa de Pitágoras, vamos elencar quais times podem melhorar ou piorar na temporada 2021 da NFL. Para não ficar muito longo, iremos mostrar apenas três equipes em cada situação. O número de vitórias esperadas foi tirado do Pro Football Reference.

Quem pode melhorar

Atlanta Falcons (Record 2020: 4-12, Vitórias esperadas: 7,6)

Os Falcons foram o time com mais azar em 2020, com -3,6 vitórias a menos que o esperado. Desde a derrota no Super Bowl LI, a franquia de Atlanta povoou o imaginário dos fãs da bola oval com as derrotas bizarras, conhecidas como “atlantafalconizadas”. E não é por menos. O Atlanta Falcons teve campanha 2-8 em partidas com placares apertados (até 8 pontos de diferença entre as equipes).

Para a nova temporada, a franquia do estado da Georgia conta com um novo head coach em Arthur Smith, ex-coordenador ofensivo dos Titans. Além disso, Atlanta possui o 3º calendário mais fácil para 2021, com os oponentes combinando aproveitamento de 45,4% no ano passado.

PUBLICIDADE

Carolina Panthers (Record 2020: 5-11, Vitórias esperadas: 6,7)

Outros times tiveram mais vitórias a menos do que a expectativa, mas os Panthers foram os escolhidos aqui, com -1,7. O principal motivo é a mudança na posição de quarterback: sai Teddy Bridgewater e entra Sam Darnold. Não é certo ainda saber se o ex-QB dos Jets será a resposta do time para a posição, porém o trabalho de Matt Rhule (HC) e Joe Brady (OC) passou boa impressão em 2020.

Assim como os rivais de divisão, o Carolina sofreu em duelos decididos por poucos pontos. O time de Charlotte teve campanha 3-8 em close games. A tabela do time é a 7ª mais fácil da NFL na próxima temporada.

San Francisco 49ers (Record 2020: 6-10, Vitórias esperadas: 7,7)

Após o vice-campeonato na temporada retrasada, os 49ers sofreram muito com lesões em 2020. O time da Califórnia também venceu 1,7 partidas a menos do que o esperado no ano passado e, ainda assim, teve a 17ª melhor defesa em pontos sofridos. Resta saber se Jimmy Garoppolo – ou, quem sabe, Trey Lance – ficará saudável para ajudar o forte jogo corrido da franquia.

O time comandado por Kyle Shanahan tem o 14º calendário mais fácil na temporada que está por vir.

PUBLICIDADE

Quem pode piorar

Kansas City Chiefs (Record 2020: 14-2, Vitórias esperadas: 11,5)

Os atuais vice-campeões foram os mais sortudos na última temporada, com mais de 3 vitórias que o esperado. Entretanto, isso não pode ser considerado um fator que pode afetar o 2021 dos Chiefs. Afinal, um possível 11-5 ou 12-4 não seria uma campanha ruim, de forma alguma. O que ajudou o time do Missouri a ter essa grande diferença foi o record 8-1 em confrontos apertados.

A equipe de Andy Reid, Patrick Mahomes e companhia terá o 11º calendário mais complicado da NFL neste ano. A expectativa é que o Kansas City faça outra ótima temporada, todavia não dá para esperar um 14-2 novamente.

Cleveland Browns (Record 2020: 11-5, Vitórias esperadas: 7,7)

O ano de 2020 foi inesquecível para os Browns. Kevin Stefanski estreou como head coach da franquia e levou o Cleveland à primeira pós-temporada desde 2002 e, de quebra, bateu bem o Pittsburgh Steelers no Wild Card. O mais intrigante é que a equipe teve um saldo de pontos de apenas -11, e um pouco mais de 3 vitórias acima do esperado.

Assim como os outros times da AFC Norte, o Cleveland Browns possui uma das schedules mais complicadas, ocupando o 9º lugar no ranking. Veremos se os reforços para a defesa vão ajudar na evolução do time ou se a tendência de queda se confirma.

PUBLICIDADE

Tennessee Titans (Record 2020: 11-5, Vitórias esperadas: 9,1)

Depois de um início empolgante, com campanha 5-0, os Titans foram inconstantes a partir da Week 7 na temporada passada. A equipe da cidade da música fez 6-5 nas partidas seguintes. Apesar de o ataque ter sido o quarto que mais pontuou (491), a defesa esteve entre as piores, cedendo 27,4 pontos por jogo.

O time de Nashville perdeu algumas peças no ataque, como os wide receivers Corey Davis e Adam Humphries, e o tight end Jonnu Smith, além do próprio offensive coordinator, Arthur Smith. A tabela dos Titans é a 13ª mais difícil da liga para a próxima temporada.

VEJA MAIS

TIMES DA NFL ANUNCIAM A TABELA DA TEMPORADA 2021

PUBLICIDADE

NFL DIVULGA CALENDÁRIO DE 2021

Better Collective