Medalhista olímpico em 2008, ex-técnico da seleção brasileira feminina é contratado por clube de Portugal
Jorge Barcellos assinou contrato com o Famalicão até junho de 2023
Antes de mais nada, o Famalicão acertou a contratação de Jorge Barcellos para a temporada 2021/2022. A princípio, seu contrato vai até junho de 2023. Medalha de prata com a seleção brasileira feminina em 2008, fez seu último trabalho no Avaí/Kindermann.
A Associação Esportiva Kindermann, atuando como Avaí Kindermann, vem comunicar através de seu Departamento de Futebol Feminino, que o técnico Jorge Luiz Barcellos deixa a comissão técnica da equipe. A saída do técnico Jorge Barcellos foi em comum acordo com a diretoria do clube. pic.twitter.com/kpQ5z4XY9t
— Avaí/Kindermann (@AvaiKindermann) May 20, 2021
Jorge Barcellos comunicou sua saída do clube catarinense após o falecimento do fundador e presidente do Avaí/Kindermann, Salézio Kindermann. O dirigente morreu no último sábado em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.
“Estou saindo muito triste pela perda de um grande amigo. Aprendi muito com o Salézio nos 4 anos em Caçador e só tenho a agradecer pela oportunidade de ter feito parte dessa história linda”, disse o treinador em entrevista à “Rádio Caçanjurê”.
Antes do acerto com o clube português, Jorge Barcellos recebeu sondagens para trabalhar nos Estados Unidos. Porém, com a proposta para trabalhar no futebol europeu, o técnico desistiu e fechou a sua ida para Portugal. Dessa forma, o treinador chega ao clube com a missão de classificar o Famalicão para a Liga dos Campeões de Futebol Feminina.
“Assim como eu tinha a proposta de Portugal, a família também entendeu que era hora de um outro profissional tocar esse projeto”, finalizou o treinador que será substituído por Rodolfo Machado Souza.
A carreira de Jorge Barcellos
Nascido em Japeri, Rio de Janeiro, Jorge Luiz Barcellos Martins iniciou sua trajetória no futebol feminino no Vasco em 2003. Lá, ele comandou as craques Pretinha e Kelly Cristina. Posteriormente, ele foi convidado pela CBF para comandar a seleção brasileira feminina.
Jorge Barcellos conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007. A conquista aconteceu após uma goleada histórica do Brasil por 5 a 0 sobre os Estados Unidos diante de 67.788 torcedores no Maracanã.
Além disso, comandou as meninas do Brasil entre 2006 e 2008. Nesse ínterim, comandou Marta, Cristiane, Formiga, Maycon e companhia na conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.
Após deixar a seleção brasileira, Jorge Barcellos comando o St. Louis Athletica-EUA, Vasco, Napoli-SC e Avaí/Kindermann. Nesse ínterim, venceu o Campeonato Carioca Feminino (2013) e o Campeonato Catarinense Feminino (2017, 2018 e 2019).
Em 2011, ele reassumiu o comando da seleção brasileira feminina. Após cinco anos, o treinador teve sua primeira e única experiência no futebol masculino. Jorge Barcellos comandou o Queimados e o Boavista, ambos do Rio de Janeiro.