Mancini celebra classificação, mas ressalta: “Corinthians não está pronto. Temos muito para melhorar”
Técnico do Corinthians comemorou classificação para a semifinal do Paulistão, mas manteve pés no chão sobre o momento da equipe
Técnico do Corinthians comemorou classificação para a semifinal do Paulistão, mas manteve pés no chão sobre o momento da equipe
Em sua terceira partida seguida com o esquema de três zagueiros, o Corinthians goleou a Internacional de Limeira pelo placar de 4 x 1. Após o duelo o técnico Mancini respondeu as perguntas da entrevista. O treinador elogiou a atuação da equipe, analisou a nova formação tática e acredita que o time está na briga pelo título do Paulistão. Mas deixou a ressalva que o Timão ainda precisa melhorar.
Confira os principais trechos da coletiva do técnico Mancini.
Corinthians pode vencer o Paulistão?
“Sempre vi o Corinthians desta forma, como um dos candidatos. Muita gente julgou diferente, é opinião de cada um. Eu sempre vislumbrei que tínhamos condições de chegar, mesmo com críticas e elogios. O importante é ter planejamento. O que pensávamos lá atrás, das nossas dificuldades com os casos seguidos de Covid, jogos fora do estado de São Paulo… A equipe teve desequilíbrio, mas se recuperou, está em crescimento. Tem muita coisa a ser ajustada, hoje fizemos ajustes. Estamos no caminho certo, tem muita coisa a melhorar. Não acho que o Corinthians está pronto, temos essa reflexão. Andamos no caminho certo. Tem muita coisa a ser feita ainda. Sempre fui realista e sincero nas minhas declarações. Temos muito a melhorar.”
Semana decisiva
“Essa é a semana mais gostosa do Corinthians. Porque a gente quer jogar. Sabemos que o que muda na nossa vida são as partidas, as conquistas, os títulos. Mas é muito importante quando você está dentro de campo. É duro quando você tem um jogo no domingo e volta a jogar só no outro domingo. O dia que você ganha, você passa uma semana bacana, mas quando você perde passa semana difícil. É lógico que a pandemia potencializou isso, mas é importante quando você tem decisões seguidas.”
Atuação de Jemerson
“Jemerson foi decisivo em um momento muito importante na partida. Isso só deixa claro o que pensamos dele e por isso ele está jogando. Sabemos da importância e já disse em outras entrevistas que se um atleta tem 12 meses de contrato, vou usar ele até o fim. Se o fim vai ser nesse contrato ou no próximo não sabemos. Aliás isso é um ponto importante, há um trabalho muito forte, muita competitividade entre os jogadores e isso talvez tenha feito nossa equipe evoluir rapidamente. Quando você chega no time, você não pode deixar cair, porque a camisa do Corinthians exige isso.”
Corinthians titular?
“Não sei qual a equipe titular. Tenho vários atletas com condição de entrar e jogar. Aqueles que estão dando mais respostas, estão jogando mais. Mas é importante dizer que numa semana de jogos seguidos, vamos ter que fazer opções. O Fábio Santos é um atleta diferenciado, não só dentro como fora de campo. É um líder e tem nos ajudado bastante. Não só ele, como o Jô e também o Gil. Hoje temos alguns atletas jogando bem e outros que no momento estão de fora.”
Análise do desempenho do Corinthians
“O Corinthians vem desde o início do Paulista somando pontos importantes para fazer, por exemplo, as quartas de final e agora a semifinal em casa. Nós sabíamos que paralelamente iríamos jogar a Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Felizmente estamos na semifinal, mas a grandeza do clube pede mais. Mas temos a certeza que evoluímos bastante nesse último mês, não só no resultado como em conceito de jogo. Sobre a equipe de quinta-feira, não tenho como falar. Eu espero a recuperação dos jogadores. É mais um jogo importante para nós e vamos encarar da maneira mais eficaz possível.
Esquema com três zagueiros
“O sistema de jogo tem que estar baseado na parte coletiva, mas é importante quando as individualidades aparecem. No jogo de hoje tivemos os quatro gols marcados pelos zagueiros e isso mostra que há mais do que o jogo jogado. Alguns foram em lances de bola parada, algo que é importante em algumas partidas. Isso é uma evolução, um crescimento de uma equipe que vem jogando melhor. Lógico que é muito cedo, mas é importante quando você vê a equipe jogando bem, quando os atacantes estão bem marcados, os zagueiros ou os laterais e volantes apareçam e ajudem na construção da vitória.”
“Evoluímos muito como equipe e esquema tático. Ele dá possibilidade individualmente das peças melhorarem e individualmente vivemos um ótimo momento. Porque os atletas estão dando ao esquema tático aquela força que é necessária quando você precisa mudar dentro de uma partida, seja quando precisa marcar mais adiantado ou mais atrás. Eu sou um cara que cobro muito a melhora individual do jogador e acho que nisso tivemos um ganho acentuado, porque João Victor, Raul, Piton, Roni, alguns jovens acabaram evoluindo rapidamente. Esse não é um trabalho de hoje, dessa semana. Essa conexão com os mais experientes é importante. Eu vejo que a equipe melhorou bastante por causa de um sistema de jogo, mas principalmente pela individualidade. O Corinthians hoje é uma equipe mais competitiva.
LEIA MAIS:
Fagner marca em jogo 400 e Corinthians se classifica para a semi do Paulistão