“Negro cumprindo cota”, escreveu Lehman para Dennis Aogo, ex-jogador do Hamburgo e comentarista de TV
O ex-goleiro, Jens Lehmann, que construiu a carreira jogando pelo Arsenal e seleção da Alemanha, foi demitido da direção do Hertha Berlin, depois que uma mensagem de cunho racista no WhatsApp para o ex-jogador Dennis Aogo veio a público.
Aogo, ex-atleta do Hamburgo, e também com passagens pela seleção alemã, era jogador de meio-campo e recentemente firmou contrato com a Sky Sports para se tornar comentarista na emissora. O ex-jogador postou o print da ofensa em seu Instagram. No texto é visível a mensagem do ex-goleiro dizendo que ele ‘’é um negro cumprindo cota’’ na emissora.
‘’Uau, você está falando sério? Esta mensagem provavelmente não devia ser para mim’’, escreveu Aogo junto com o print da mensagem recebida de Lehman no WhatsApp.
Lehmann se desculpou com Aogo nas redes sociais logo depois:
In einer privaten Nachricht von meinem Handy an Dennis Aogo ist ein Eindruck entstanden für den ich mich im Gespräch mit Dennis entschuldigt habe. Als ehemaliger Nationalspieler ist er sehr fachkundig und hat eine tolle Präsenz und bringt bei Sky Quote.
— Jens Lehmann (@jenslehmann) May 5, 2021
POSICIONAMENTO DO HERTHA BERLIM:
‘’Tais declarações de forma alguma correspondem aos valores pelos quais o Hertha defende e faz campanha ativamente. O Hertha se distancia de qualquer forma de racismo. Portanto, saudamos o passo dado pela Tennor Holding – disse o presidente do Hertha, Werner Gegenbauer, se referindo à empresa que prestava o serviço de consultoria dado por Lehman’’.
A Sky Sports, por sua vez, declarou apoio a Aogo e afirmou que nunca mais irá convidar Lehman para comentar em suas transmissões.
‘’Dennis Aogo é um colega muito estimado e um excelente analista, e estamos felizes por tê-lo em nossa equipe. Nós da Sky condenamos qualquer forma de racismo e não damos espaço ou plataforma para o racismo. Muitas vezes recebemos Jens Lehmann como convidado em nosso programa e estamos muito desapontados com seu comportamento. Não planejamos convidá-lo de volta às nossas transmissões”.
LEIA MAIS:
Manchester United estaria disposto a pagar 90 milhões de libras por Harry Kane