Em baixa, Hugo Souza sofre questionamento interno após início promissor no Flamengo
Hugo Souza tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2025
Em pouco mais de um ano no elenco principal do Flamengo, Hugo Souza venceu o Campeonato Brasileiro, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca. No entanto, é um dos jogadores mais questionados do atual elenco rubro-negro.
Após um início avassalador, ele vive seu pior momento no clube desde que foi promovido ao profissional. Afinal, ele é apontado como o sucessor de Diego Alves no Flamengo. Entre muitos ‘alvos’, um se destaca: Hugo Souza.
O goleiro teve atuação abaixo do esperado contra a LDU, em Quito, pela Copa Libertadores da América. Por isso, parte da torcida já pede que o camisa 45 deixe de o substituto imediato de Diego Alves, dando espaço a Gabriel Batista.
À primeira vista, a comissão técnica e diretoria avaliam que Hugo Souza ainda tem crédito. No entanto, entendem que o jogador precisa estar mais focado no clube. Em abril, o goleiro promoveu uma festa clandestina em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O evento que ficou conhecido entre os boleiros como ‘Resenha do Neca’, em alusão ao apelido de Hugo, Neneca. A princípio, a exposição desnecessária para comemorar o Bicampeonato da Supercopa do Brasil só fez abalar a confiança dos integrantes do Comitê Gestor do Futebol.
Apesar do mau momento, Hugo Souza será titular contra o Unión La Calera, terça-feira, pela Copa Libertadores da América. Ele entra no time no lugar de Diego Alves que está machucado. Com isso, Gabriel Batista, que teve atuação destacada na vitória sobre o Volta Redonda, ontem, pelo Campeonato Carioca, volta para o banco de reservas.
As falhas do goleiro
Apesar de ser considerado um goleiro promissor, Hugo Souza começou a ter suas atuações questionadas internamente pela diretoria. Afinal, o goleiro cometeu falhas cruciais contra o São Paulo que custou a eliminação do Flamengo na Copa do Brasil de 2020.
Naquele ano, o clube acabou conquistando o Campeonato Brasileiro. Mas Hugo Souza voltou a falhar contra o São Paulo na última rodada da competição. No entanto, Rogério Ceni seguiu prestigiando o arqueiro.
O alerta vermelho, porém, foi ligado após a vitória do Flamengo por 4 a 1 sobre o Resende, em março, pelo Campeonato Carioca. Na ocasião, o arqueiro recebeu uma bola recuada por Léo Pereira e quando fez a reposição, jogou a bola nos pés do atacante adversário.
Diretoria mira janela de transferências
O Flamengo não vive um bom momento financeiro. Após receber premiações robustas da CBF pelas conquistas do Campeonato Brasileiro e Supercopa do Brasil, a diretoria se vê obrigada a vender jogadores para não passar sufoco neste ano.
Valorizado no mercado da bola, Hugo Souza tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2025. O clube é dono de 90% dos direitos econômicos. O restante pertence ao jogador. A diretoria rubro-negra vê com bons olhos um possível negócio.
Por outro lado, há um consenso de que o goleiro precisa voltar a jogar em alto nível para não ficar desvalorizado até a próxima janela de transferências. Recentemente, seu nome entrou no radar do Ajax, Benfica e Milan.
A princípio, os clubes europeus fizeram apenas uma consulta ao empresário do jogador, André Bahia, para saber a possibilidade de uma negociação no futuro. A multa rescisória do goleiro está estipulada em 70 milhões de euros (R$ 445 milhões, pela cotação atual).