A temporada de 2021 da NBA foi única em inúmeros sentidos. Vários jogadores se machucaram, times que ninguém apostava terminaram em ótimas colocações e jogadores surpreenderam. Porém, Stephen Curry, pela segunda vez na carreira foi o cestinha da temporada. Mas não é só o que ele fez, mas como ele conseguiu tal feito que é o mais absurdo.
Já conhece o Fantasy Torcedores?
Por ter jogado em um dos elencos mais talentosos de toda a história (os Warriors de 17 e 18), Curry pode ter sido deixado de lado e as pessoas meio que esqueceram do que ele realmente é capaz. Muitos tentam encontrar justificativas para o sucesso de Steph no meio da década passada, por exemplo, Kyrie Irving ter se machucado nas finais de 2015, a ida de Kevin Durant aos Warriors e as finais de 2019, onde praticamente sem Durant e boa parte da série sem Klay Thompson, ele não conseguiu vencer, mesmo tendo média de 30.5 pontos por partida.
Então ele entra nessa temporada com muitas críticas, após ter jogado apenas 5 partidas em 2020 devido à uma contusão. Sem Klay Thompson, com Green voltando só na metade da temporada, muitos não acreditavam que Curry poderia carregar esse jovem elencos. Bom, ao final da temporada regular ele mostrou que não só consegue, mas que eleva o nível de seu desempenho como poucos quando necessário.
O que Stephen Curry fez em 2021?
O armador de 33 anos não só foi o cestinha da temporada com 32 pontos por jogo, mas também quebrou inúmeros recordes. Ele é o jogador mais velho a ser cestinha da liga ao lado de Michael Jordan, os únicos a coseguirem o prêmio com 33 anos ou mais. Ele fez 38 partidas com pelo menos 30 pontos, maior marca desde Jordan, acertou 337 bolas de 3, liderando a NBA no quesito, além de 5.3 por partida, maior marca da história, com 42% de aproveitamento.
Ele conseguiu 7 jogos com pelo menos 10 acertos do perímetro, nenhum outro jogador tem mais que 5 em sua carreira, o que mostra o quão absurda foi essa temporada para Stephen Curry. Para fechar o ciclo, ele se tornou o jogador com mais assistências e pontos na história da franquia de Golden State Warriors, carimbando seu nome de mais uma forma nos livros dos recordes.
A influência do mês de abril para o cestinha da temporada
Uma das melhores sequências que um jogador já teve, foi feita por Steph no mês de abril de 2021. O jogador é sim o cestinha da temporada, e muito disso se deve ao desempenho do atleta nesse recorte de tempo. Foram 37.3 pontos por jogo, com 6.1 rebotes e 4.6 assistências, arremessando 46% do perimetro, tentando quase 14 arremessos de 3 por partida. Além desses números, ele bateu o recorde de mais acertos de 3 em um único mês, que era de James Harden em novembro de 2019.
Curry precisou de 2 partidas a menos para quebrar o recorde, com mais eficiência e menos minutos por jogo. Essa temporada ficará nos livros, independente do resultado do Play-in, onde o Golden State enfretará o Los Angeles Lakers no dia 19 de maio às 23h, horário de Brasília. Não perca a oportunidade de vê-lo jogar, o tempo passa muito rápido.