Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Futebol Os brasileiros com mais eliminações na fase de grupos da Libertadores

Os brasileiros com mais eliminações na fase de grupos da Libertadores

Vamos ver quais são os clubes brasileiros com mais eliminações na fase de grupo na história Libertadores da América

Por João Gabriel em 29/05/2021 00:22 - Atualizado há 3 anos

Divulgacao/Torcedores

Vamos ver quais são os clubes brasileiros com mais eliminações na fase de grupo na história Libertadores da América

Na última quarta-feira (26) o Santos encerrou sua participação na Libertadores, essa foi a segunda vez que o Peixe foi eliminado na primeira fase. A primeira vez foi em 1984 quando foi o último do seu grupo, mas apesar das eliminações o Santos está longe de ser o clube com mais eliminações na história da competição. E é sobre os clubes com mais eliminações na história da Libertadores que nós vamos falar hoje.

Na história da Libertadores ao todo os Brasileiros já chegaram na final da competição até o momento 36 vezes. Mas em algumas vezes os clubes brasileiros já fizeram bastante feio na competição, gerando eliminações amargas precocemente.

Por isso vamos ver um pouco sobre os clubes brasileiros com mais eliminações na fase de grupos da história da Libertadores da América. 

Os clubes Brasileiros com mais eliminações na fase de grupos

Vale lembrar que essa lista não busca diminuir nenhum dos clubes nela presente. É preciso levar em conta que nem sempre a Libertadores foi uma prioridade dos clubes brasileiros e durante sua história ela teve diversos regulamentos. Assim muitos clubes acabaram eliminados por conta de alguns regulamentos que hoje em dia são bem estranhos.

Outro fator que também influenciou muito nas eliminações foram as situações que os clubes viviam no momento em que foram eliminados. Afinal não dá para administrar uma boa campanha na libertadores em meio a uma crise. Mas vamos quais os brasileiros com mais eliminações na fase de grupos da  Libertadores da América.

5 vezes

Flamengo

O flamengo é o clube que mais vezes foi eliminado na fase de grupos da Libertadores. O Rubro Negro que hoje em dia está em uma situação melhor na competição, participando constantemente da mesma. Entretanto nem sempre foi assim, com um total de 17 participações em 1983, 2002, 2012, 2014 e 2017 o Mengão parou na primeira fase. Assim, sendo o clube com mais eliminações, vamos relembrar um pouco mais sobre essas eliminações.

Em 1983  apenas o primeiro de cada grupo se classificava para a próxima fase da Libertadores. O Rubro Negro ficou em segundo lugar nesta ocasião, em 6 jogos foram 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

Na edição de 2002 em 6 jogos foram 1 vitória, 1 empate e 4 derrotas, terminando em último lugar no seu grupo. Essa foi a pior campanha do Flamengo em uma Libertadores.

Em 2012 apesar de um susto na fase preliminar contra o Real Potosí. Na fase de Grupos a campanha foi a seguinte: 2 vitórias, 2 derrotas e 2 empates o Flamengo terminou em terceiro do seu grupo, sendo eliminado.

Na edição de 2014 o saldo Flamenguista foi 2 vitórias, 3 derrotas e 1 empate. Com isso o Flamengo terminou em terceiro lugar no seu grupo dando adeus a Libertadores precocemente.

Em 2017 o Rubro Negro na fase de grupos teve a seguinte campanha: 3 vitórias e 3 derrotas. Assim encerrando sua participação na fase de grupos, mas conseguindo uma vaga na Copa Sul-Americana daquele ano.

4 vezes

Palmeiras

O verdão em 21 participações na Libertadores da América foi eliminado 4 vezes na fase de grupos. Sendo um dos clubes com mais eliminações na fase de Grupo da Libertadores da América. Em 1973, 1974, 1979 e 2016 o Palmeiras foi eliminado na primeira fase da competição. Vamos relembrar um pouco destas eliminações.

Em 1973 assim como em 83 apenas o primeiro do grupo se classificava para a fase seguinte do torneio. O Palmeiras terminou em segundo no seu grupo, nesta campanha foram 4 vitórias, 1 derrota e 1 empate. Uma observação é que Palmeiras e Botafogo terminaram empatados em pontos, assim realizaram um jogo de desempate vencido pelo Botafogo no Maracanã.

No ano seguinte, em 1974, com o mesmo regulamento valendo, o Verdão novamente ficou em segundo no seu grupo. A campanha Palmeirense foi a seguinte: 3 vitórias e 3 derrotas, assim fazendo com que  terminasse em segundo no seu grupo sendo eliminado precocemente.

Em 1979 o Palmeiras novamente repetiu a campanha de 1974 com 3 vitórias e 3 derrotas. O Verdão desta vez ficou em terceiro no seu grupo e foi eliminado na primeira fase. Uma curiosidade foi que o classificado do grupo foi o Guaraní que havia sido campeão no ano anterior sobre o Palmeiras.

Em 2016 foi a última vez que o Palmeiras foi eliminado na fase de grupos da Libertadores da América. A campanha Palmeirense foi a seguinte: Em 6 jogos foram 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Nesta ocasião, o Verdão terminou em terceiro no seu grupo.

São Paulo

O São Paulo assim como o Palmeiras também teve as mesmas 21 participações na Libertadores e foi eliminado nas mesmas 4 vezes. Sendo um dos brasileiros com mais eliminações na fase de grupos da Libertadores. Em 1978, 1982, 1987 e 2020, o Tricolor parou na primeira fase da competição. Vamos relembrar essas campanhas.

Em 1978 apenas o primeiro do grupo se classificava para a próxima fase. O São Paulo terminou apenas em terceiro no seu grupo. A campanha Tricolor foi a seguinte: em 6 jogos, 1 vitória, 3 empates e 2 derrotas.

Em 1982 com o mesmo regulamento o Tricolor terminou apenas em segundo lugar e se despediu mais uma vez da competição. Com 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, o São Paulo foi eliminado junto com Grêmio da Libertadores.

Em 1987 São Paulo teve sua pior participação em uma edição da Libertadores da América. Nesta ocasião com 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas, o Tricolor terminou em último do seu grupo. Tendo a sua frente seu algoz na edição passada do Campeonato Brasileiro Guarani que também foi eliminado na fase de grupos.

A última eliminação até o momento foi em 2020 onde o São Paulo lutou até a última rodada para se classificar para as oitavas mas foi eliminado. Com 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas o Tricolor terminou em terceiro do seu grupo.

Vasco

O último da nossa lista é quem possui o saldo mais negativo na competição dentre os outros clubes citados. Isso porque em 9 participações do Vasco na Libertadores, 4 vezes o Gigante da Colina foi eliminado na fase de grupos. Em 1975, 1980, 1985 e 2018 o Cruzmaltino parou na fase de grupos. Vamos ver um pouco mais da campanha destas eliminações.

Em 1975 a primeira vez em que o Vasco disputou a competição, o Cruzmaltino não teve uma vida muito longa na competição. O Vasco terminou em último do seu grupo com 1 vitória, 3 empates e 2 derrotas.

Em 1980 o Vasco terminou em segundo do seu grupo, ficando apenas a um ponto do líder do grupo Internacional. A campanha do Cruzmaltino nesta ocasião foi: 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

Na edição de 1985 o Gigante da Colina com certeza teve uma das piores campanhas dos times grandes em uma edição da Libertadores. Com 2 empates e 4 derrotas, o Vasco foi eliminado em último no seu grupo sem conseguir vencer.

Em 2018 foi a última vez em que o Cruzmaltino disputou a Libertadores pela última vez. Com uma campanha que contou com 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas. O Vasco se despediu mais uma vez da competição ainda na primeira fase.  

Flamengo empata com Vélez e garante liderança na fase de grupos da Libertadores

Brasileirão: veja o top-5 de melhores visitantes da competição

Exit mobile version