Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Basquete Anadolu Efes bate o Barcelona e conquista título inédito da EuroLiga

Anadolu Efes bate o Barcelona e conquista título inédito da EuroLiga

Clube turco alcança sua primeira conquista da principal competição europeia de basquete

Por Thiago Chaguri em 30/05/2021 18:29 - Atualizado há 10 meses

Divulgação/EuroLeague

Clube turco alcança sua primeira conquista da principal competição europeia de basquete

Em jogo equilibrado, o Anadolu Efes vence o Barcelona pelo placar de 86 a 81 e fatura o título inédito da Turkish Airlines EuroLiga de basquete. Os turcos haviam batido no aro na temporada passada ao ser vice-campeão para o CSKA Moscou. Porém, neste ano, conseguiram a revanche ao bater o clube russo e de quebra venceu o favorito Barcelona para dar ainda mais brilho à sua conquista. O Anadolu junta-se ao Fenerbahçe como os dois únicos clubes turcos a  serem campeões de EuroLiga.

Pela primeira vez desde o título do clube lituano Zalgiris Kaunas, em 1999, uma equipe fatura o título sem ter ao menos um campeão de EuroLiga no elenco ou no comando técnico. Todos os jogadores e o treinador Ergin Autman conquistaram pela primeira vez a competição neste domingo (30/05).

Pela disputa do terceiro lugar, o AX Armani Exchange/Olimpia Milano venceu o CSKA Moscou por 83 a 73. Destaque para o jogo coletivo do Olimpia. Além dos 14 pontos e seis assistências do ala-armador espanhol Sergio Rodriguez, a equipe contou com mais quatro atletas anotando acima de dez pontos para bater o clube russo.

O JOGO

O primeiro quarto seguia equilibrado até dois minutos do fim, quando o Barcelona começou a desgarrar do placar e fechou a parcial em 22 a 15.  No segundo período, o time catalão chegou a abrir 25 a 15. No entanto, o Anadolu reagiu. Ao anotar uma corrida de 9 a 0, diminuiu a diferença para apenas um ponto, com o marcador em 25 a 24 para o Barcelona. Neste intervalo de tempo, os culés ficaram quase três minutos sem pontuar.

Faltando três minutos para o fim do primeiro tempo, o Anadolu tomou a frente na partida. O clube turco finalizou melhor a parcial e foi para o intervalo vencendo por 39 a 36.

O terceiro período começou com o Anadolu melhor, ampliando sua vantagem. Em quatro minutos, fez 13 a 5, deixando o marcador em 52 a 41. A três minutos do fim do período, quando a vantagem estava em 59 a 48, o Barcelona iniciou sua reação. Ainda que tímida, diminuiu a vantagem turca para sete pontos.

No quarto derradeiro, o Anadolu sofreu uma pane logo no começo e ficou cerca de três minutos sem pontuar, ao passo que o Barcelona melhorou sua produção ofensiva e encostou no placar. A cinco minutos do fim, a equipe blaugrana empatou em 69 a 69.

Entretanto, a reação catalã parou por aí. O Anadolu se impôs, melhorou defensivamente e retomou o controle do jogo, novamente abrindo diferença. Desta vez, os turcos mantiveram a concentração, sustentaram a vantagem e fecharam o jogo em 86 a 81 para conquistar o seu inédito título de EuroLiga.

DESTAQUES

Vasilije Micic provou porque foi o MVP da temporada regular. O ala/armador anotou 25 pontos e distribuiu 5 assistências e foi eleito também o MVP da final. O armador americano Shane Larkin também teve grande contribuição, com 21 pontos e três assistências.

Pelo lado do Barcelona, Cory Higgins, autor do game winner na semifinal contra o Olimpia Milano, anotou 23 pontos.

CAMPANHA

Com 22 vitórias e 12 derrotas, o Anadolu Efes classificou-se em terceiro lugar na temporada regular. Eleito MVP desta fase, Vasilije Micic foi o destaque do clube nesta campanha. O ala/armador teve médias de 16,5 pontos e 4,8 assistências.

Pelos playoffs, o clube turco encarou o Real Madrid. Contrariando a previsão de equilíbrio na série, o Anadolu Efes atropelou os espanhóis nos dois primeiros jogos. No entanto, quando parecia que tudo se encaminhava para uma passagem tranquila, o Real Madrid se reergueu e empatou a série. No quinto e derradeiro jogo, a equipe turca se recompôs. Bateu o clube merengue e garantiu seu passaporte à Colônia para o Final Four.

Na semifinal enfrentou o algoz da final da edição anterior, CSKA Moscou. Desta vez o Anadolu vingou-se e venceu o clube moscovita, avançando para a final. Jogando sua segunda final consecutiva, o Anadolu faturou seu inédito título ao triunfar sobre o Barcelona.

 

LEIA MAIS:

Barcelona está na final europeia; equipe encara o Anadolu Efes pela EuroLiga de basquete

EuroLiga: conheça equipes de basquete vinculadas a times de futebol

 

Exit mobile version