10 brasileiros que marcaram em finais de Champions League
No dia da final da Champions League 2020/2021, o Torcedores.com lista os 10 jogadores brasileiros que já tiveram o privilégio de deixar sua marca na decisão
Neste sábado(29), Manchester City x Chelsea fazem a grande final da Champions League 2020/2021. E para ‘aquecer’ o jogão decisivo, o Torcedores.com fez uma série de matérias com jogos e acontecimentos históricos da maior competição de clubes do mundo.
Veja abaixo nossas listas:
– Maiores Zebras
– Times históricos que não venceram a Champions
– Maiores viradas
– Maiores finais
E pra fechar, lembraremos os 10 brasileiros que marcaram em decisões do maior título europeu, e por que não, do mundo!
10 brasileiros que marcaram em finais de Champions League
Mazzola – 1962/63
O atacante que disputou a Copa do Mundo de 58, se naturalizaria italiano em pouco tempo. Muito pelo sucesso que teve no Milan, e os gols na final da Champions League de 1962/63 foram prova disso. Mazzola marcou os dois na vitória por 2×1 em cima do Benfica.
Jair da Costa – 1964/65
Outro que foi campeão do mundo com o Brasil e marcou em final de Champions, foi Jair da Costa. Campeão em 62 com a amarelinha, ele foi o herói da Inter de Milão na temporada 1964/65, quando marcou o único gol da grande decisão. Assim como Mazzola, sua vítima também foi o Benfica na vitória por 1×0.
Juary – 1986/87
Porto e Bayern de Munique empatavam por 1×1 na final da Champions League de 1986/87, e tudo dava a crer que a disputa iria para os pênaltis. Mas o brasileiro Juary, que havia entrado durante a partida, foi o herói improvável daquela decisão, marcando o segundo gol do time português, e dando um título também improvável para sua equipe.
Lúcio – 2001/02
O zagueiro campeão do mundo com o Brasil em 2002, é o único dessa lista que marcou seu golzinho mas não saiu com a taça. O adversário era ‘só’ o Real Madrid de Zinedine Zidane, que ainda marcaria um golaço histórico na ocasião. Vitória de 2×1 contra o Bayer Leverkusen de Lúcio.
Carlos Alberto – 2003/04
Ainda jovem, o meia Carlos Alberto chocou ao mundo, quando abriu o placar daquela decisão improvável entre Porto e Mônaco. O atleta tinha apenas 19 anos na ocasião, e deixou seu treinador José Mourinho, de boca aberta.
Deco – 2003/04
Naquela mesma decisão, o luso-brasileiro Deco ampliaria o placar para o Porto, que ainda conseguiria o terceiro gol, finalizando o placar de 3×0, e levando a taça da Champions League.
Belletti – 2005/06
Mais um herói improvável dessa lista é o lateral-direito Beletti. O super Barcelona de Ronaldinho estava empatando por 1×1 contra o fortíssimo Arsenal, quando Belleti entrou na área e bateu embaixo do goleiro. 2×1 para o Barça e a Champions League ficaria na Espanha.
Marcelo – 2013/14
Talvez o gol ‘menos importante’ da lista, pois Marcelo só jogou mais uma ‘pá de terra’ no destruído Atlético de Madrid, na final de 2013/14. Após empate de 1×1 no tempo normal, o Real Madrid dominou a prorrogação, e fez três gols no cansado Atlético. O segundo gol da prorrogação, e terceiro do Real, foi marcado pelo lateral brasileiro.
Neymar – 2014/15
Já Neymar, teve protagonismo imenso naquela conquista de Champions League do Barcelona. Junto com Messi e Suárez, formou um trio imparável naquela temporada. O excelente ano foi coroado com o terceiro e último gol do Barça, na vitória por 3×1 contra a Juventus. O famoso gol ‘fecha-caixão’.
Casemiro – 2016/17
Fechamos a lista com mais um nome do Real Madrid. E a Juventus mais uma vez foi a vítima de um time espanhol. O time italiano chegou a abrir o placar, mas o Real logo empatou, e virou com golaço de Casemiro. O placar terminaria 4×1 para o Real.
E neste sábado(29)? Será que vai ter gol de brasileiro? Thiago Silva e Fernandinho devem sair jogando e terão a oportunidade de entrar nesta seleta lista. Não esqueçamos também de Gabriel Jesus, que pode entrar no 2º tempo.
Tudo sobre a grande decisão da Champions, você confere aqui no Torcedores.com
Siga o Torcedores no Instagram e no Twitter