Torneio pretende receber fãs depois de dois anos de espera
Cerca de um mês após Roland Garros anunciar que vai receber torcedores, foi a vez da organização de Wimbledon confirmar que os fãs estarão presentes durante o Grand Slam. Segundo o All England Lawn Tennis Club, o local vai funcionar com 25% da sua capacidade total, com isso, espera-se que mil fãs possam ocupar os assentos da quadra central. No entanto, esse número ainda está sujeito a mudar até a estreia do campeonato, em 28 de junho, de acordo com o andamento da pandemia na Inglaterra.
Sobre o retorno dos torcedores, a CEO do All England Club, Sally Bolton, disse o seguinte: “Esperamos sinceramente que 25% seja uma porcentagem mínima a partir da qual possamos construir – é nosso desejo absoluto permitir que o maior número possível de pessoas participem com segurança do campeonato este ano. No cerne do nosso pensamento está a intenção de criar a mistura de espectadores pela qual Wimbledon é conhecida, enquanto também trabalhamos duro para proteger o desempenho financeiro do campeonato, incluindo o excedente que entregamos em benefício do tênis britânico.”.
– Our excitement for the return of #Wimbledon
– Spectator capacity this summer
– The addition of play on Middle Sunday from 2022
– Developments to the Wimbledon Park Project— Wimbledon (@Wimbledon) April 27, 2021
Em 2019, último ano em que Wimbledon foi disputado, 500 mil pessoas estiveram presentes durante o torneio. Por conta da pandemia, o Grand Slam foi cancelado em 2020, mas a entidade não saiu de mãos abanando, pois tinha um seguro de 180 milhões de libras caso o campeonato não ocorresse.
A volta dos fãs a Wimbledon vai de encontro com outras medidas de relaxamento tomadas no Reino Unido, que está em estágio avançado de vacinação e vê o número de casos e mortes por Covid-19 diminuir. Na final da Carabao Cup, vencida pelo Manchester City, 8 mil torcedores puderam acompanhar o jogo nas arquibancadas de Wembley. Na final da FA Cup, espera-se que esse número suba para 21 mil. Enquanto isso, no campeonato inglês, os times poderão receber 10 mil fãs a partir do meio de maio.
Com relação à segurança dos atletas, o torneio terá um hotel e um sistema de transporte exclusivo. Com isso, os tenistas não poderão alugar sua acomodação (algo muito usual em Londres) ou circular livremente. Caso alguém desrespeite os protocolos do torneio, pode haver multa de 14 mil libras e até mesmo a desclassificação da competição.